Miguel Pupo está classificado para a terceira fase do El Salvador Pro 2025. O atleta competiu na bateria de abertura da repescagem do masculino e saiu da última posição a 39 segundos do fim. Atuação eliminou Edgard Groggia, que se despediu da prova em 33º lugar. Local Bryan Perez venceu com a maior nota. Confronto de 35 minutos foi realizado nesta sexta-feira (4) em direitas demoradas com cerca de 1 metro em Punta Roca.
A bateria foi reiniciada após 15 minutos sem ondas no pico de La Libertad. Miguel foi o primeiro a surfar. Aos cinco minutos ele se conectou com o pico e achou boas seções para manobras. Foram nove no total. A performance valeu 6.00 pontos. Aos nove minutos foi a vez de Edgard estrear no confronto. O brasileiro pegou uma direita menor que a de Miguel, mas fez ataques até o inside e conquistou 4.67 pontos.
Bryan surfou sua primeira direita aos 12 minutos. No total ele executou oito manobras, quase todas rasgadas fortes. A performance também teve aéreo reverse com pouca altura e ataque à junção. O local abriu com 7.33 pontos. Miguel assumiu a liderança aos 15 minutos, porém com nota baixa (1.50) , pois ele caiu no segundo ataque. Edgard atuou no minuto seguinte e foi para a primeira posição com a nota 4.40 pontos. O atleta fez uma série de manobras, mas entrou de borda no penúltimo ataque, conseguiu se ajustar, acelerou e voou, mas caiu da prancha.
Edgard e Bryan surfaram novamente aos 22 minutos. Edgard acelerou e decolou alto com reverse. Bryan atuou na mesma série e executou cinco manobras além de um aéreo com rotação. O brasileiro chegou a assumir a liderança com 5.40, mas o salvadorenho voltou para a primeira posição com a nota 6.80 pontos. Edgard voltou a mexer no placar com 5.50 recebidos após duas rasgadas, um aéreo e mais três batidas no inside de uma direita pequena.
Enquanto Miguel precisava de 4.90 pontos para não ser eliminado e segurava a prioridade, Bryan, que tinha ampla vantagem na frente do placar, voltou a voar. A quatro minutos do fim o local de Punta Roca foi alto, mas caiu da prancha na base da onda.
A onda salvadora de Miguel apareceu e a 39 segundos do fim ele ficou em pé na prancha. O brasileiro executou oito ataques. Ele precisava de 4.90 pontos e anotou 7.10 para assumir o segundo lugar. Edgard caiu para a última posição e se despediu da etapa.
El Salvador Pro 2025
Repescagem Masculino
1 Bryan Perez (SLV) 14.13 x Miguel Pupo (BRA) 13.10 x Edgard Groggia (BRA) 10.90
2 Liam O’Brien (AUS) x Alejo Muniz (BRA) x Levi Slawson (EUA)
3 Cole Houshmand (EUA) x Alan Cleland (MEX) x Ian Gentil (HAV)
4 Ryan Callinan (AUS) x Imaikalani deVault (HAV) x Samuel Pupo (BRA)
Repescagem Feminino
1 Sawyer Lindblad (EUA) 13.37 x Kirra Pinkerton (EUA) 13.10 x Nadia Erostarbe (ESP) 11.64
2 Luana Silva (BRA) 13.00 x Alyssa Spencer (EUA) 11.33 x Sally Fitzgibbons (AUS) 10.00