Italo Ferreira vai representar o Brasil no WSL Finals. O surfista foi eliminado nas oitavas de final do Fiji Pro 2024 e precisava torcer pela derrota de Yago Dora ou de Ethan Ewing nas quartas. Yago abriu o terceiro e último dia do evento no Pacífico Sul, perdeu para Jack Robinson. Com o resultado Italo está confirmado entre os 5 melhores do ranking que brigarão pelo título mundial no evento que acontece em setembro na Califórnia (EUA).
Ver essa foto no Instagram
A disputa entre Yago e Jack aconteceu em ondas lisas de 3 a 5 pés. O brasileiro surfou as primeiras ondas do duelo. A primeira foi fraca, mas na segunda ele executou duas manobras para anotar 5.50 pontos. Jack estreou na bateria aos 5 minutos. O aussie fez mais ataques, cinco no total, porém conquistou uma nota menor (5.00).
Sem a prioridade, Jack seguiu ativo e até assumiu a liderança, porém não se distanciou muito do brasileiro no placar. Yago voltou pra frente aos 13 minutos. Ele usou a prioridade, rasgou forte, acelerou e pegou um tubo, encontrando a saída pelo “dog door”. Com a nota 6.00 ele deixou o adversário precisando de 6.50 para vencer.
O brasileiro seguiu atuando enquanto o aussie ficou no pico esperando pela série. Aos 22 minutos Yago executou uma batida e duas rasgadas para mexer no placar com 5.60 pontos. Dois minutos depois o australiano a esquerda que esperava. Jack acertou três manobras fortes na onda da série. Ele precisava de 6.60 e assumiu a liderança com 7.33 pontos. Yago ficou no pico esperando por uma oportunidade para marcar os 6.34 para vencer, porém nenhuma onda boa apareceu até o fim da bateria e ele fechou sua participação na elite em 2024 com a quinta posição no Fiji Pro.
“Cabeça erguida e bola pra frente! Orgulho do surf que consegui apresentar nessa temporada, tenho total consciência que merecia ter ido mais longe, e tido a chance de disputar o título nas finais. Mas o surf muitas vezes não é justo mesmo, passei 10 minutos cantando ‘hey Netuno… Please ondulation!’. E não funcionou! Ano cheio de obstáculos e lições pra mim, fico feliz de ter conseguido superar cada um deles, e mostrar a minha melhor versão! Hoje mais uma lição bem importante que levo pro futuro, esse futuro que vai ser cheio de coisas incríveis pra mim, tenho certeza disso! 2025 que me aguarde”, escreveu Yago nas mídias sociais.
Ver essa foto no Instagram
Fiji Pro 2024
Quartas de final Masculinas
1 Griffin Colapinto (EUA) 13.83 x 10.16 Gabriel Medina (BRA)
2 Jack Robinson (AUS) 12.33 x 11.60 Yago Dora (BRA)
3 Imaikalani deVault (HAV) x Rio Waida (IDN)
4 Barron Mamiya (HAV) x Ethan Ewing (AUS)
Semifinais
Em formação
1 Griffin Colapinto (EUA) x Jack Robinson (AUS)
Semifinais Femininas
1 Tyler Wright (AUS) x Tatiana Weston-Webb (BRA)
2 Erin Brooks (CAN) x Molly Picklum (AUS)