O Brasil começou bem no WSL Finals 2023. João Chianca competiu na primeira disputa masculina, marcou nota no critério excelente com manobras muito fortes de frontside, e superou o australiano Jack Robinson. Próximo adversário é Ethan Ewing, outro surfista da Austrália.
A bateria aconteceu em ondas de 1 a 1,5 metro em Lower Trestles, Califórnia (EUA), e teve início com João Chianca na prioridade, já que o brasileiro terminou à frente de Jack Robinson no ranking. Mas foi o australiano que surfou primeiro. Ele pegou duas ondas, mas não chegou nem na casa de 1 ponto. João então fez algumas curvas numa direita para largar com 5.00 pontos.
Jack deu o troco aos 6 dos 35 minutos. O australiano usou a prioridade e executou três manobras, sendo uma rasgada poderosa, uma batida vertical e um forte ataque à junção. Ele marcou 6.00 pontos. Dois minutos depois o brasileiro pegou outra direita. João fez três rasgadas fortes e uma batida para anotar 5.93 e pular para a liderança.
O aussie foi em busca de 4.93 pontos aos 12 minutos. Jack fez alguns ataques de frontside e chegou perto, mas os 4.73 não mudaram as posições na bateria. A disputa ficou sem ação por 10 minutos, até que Jack assumiu a liderança com 5.60 pontos conquistados com um aéreo reverse baixo, uma rasgada curta e uma batida. João entrou na onda seguinte, mas decidiu sair e voltar pro pico. Ele passou a precisar de 5.68 para vencer.
João não esperou muito e no minuto seguinte usou a prioridade para chegar no critério excelente. O brasileiro executou dois laybacks poderosos, além de uma batida para marcar 8.33 pontos, assumir a liderança e deixar Jack na busca de no mínimo 8.27 para vencer.
Os dois surfistas entraram em ação quando restavam cinco minutos para o fim. João não tinha a prioridade e foi pra esquerda. O brasileiro bateu forte na primeira seção, depois executou duas curvas em direção a espuma e acertou outra pancada. Jack foi pra direita e não trocou de nota. Já o brasileiro colocou mais 7.00 no placar e deixou o australiano precisando de 9.33 para seguir na luta pelo título mundial.
Dois minutos depois Jack conseguiu trocar de nota, mas não diminuiu a diferença no placar. Ele marcou 5.87 com uma atuação de frontside. João e Jack ainda voltaram a atuar antes do fim, mas não mudaram o somatório e o brazuca saiu da água vitorioso. Ele enfrenta o também aussie Ethan Ewing na próxima bateria masculina.
WSL Finals 2023
Categoria Masculina
Bateria 1
João Chianca (BRA) 15.33 x 11.87 Jack Robinson (AUS)
Bateria 2
João Chianca (BRA) x Ethan Ewing (AUS)
Bateria 3
Vencedor da Bateria 2 x Griffin Colapinto (EUA)
Disputa do título mundial (Melhor de 3)
Vencedor da Bateria 3 x Filipe Toledo (BRA)
Categoria Feminina
Bateria 1
Caitlin Simmers (EUA) 15.17 x 12.17 Molly Picklum (AUS)
Bateria 2
Caitlin Simmers (EUA) x Caroline Marks (EUA)
Bateria 3
Vencedor da Bateria 2 x Tyler Wright (AUS)
Disputa do título mundial (Melhor de 3)
Vencedor da Bateria 3 x Carissa Moore (HAV)