WSL Finals 2024

Italo é finalista

Italo Ferreira vence Griffin Colapinto em bateria emocionante e garante vaga na decisão do WSL Finals 2024. Adversário é John John Florence.

0
Italo Ferreira está na decisão do título mundial.

O Brasil está na final da categoria masculina do circuito mundial. Italo Ferreira venceu o norte-americano Griffin Colapinto numa bateria de muita emoção no último minuto e enfrenta John John Florence, também dos Estados Unidos, numa melhor de 3 para conhecermos o melhor do planeta na temporada. Confronto aconteceu em ondas com cerca de 1 metro em séries demoradas no pico de Trestles, Califórnia (RUA).

Italo surfou no primeiro dos 35 minutos de confronto. Ele remou como se fosse para a direita e Griffin desistiu da onda, então o brasileiro foi para a esquerda e executou duas rasgadas, um floater e um aéreo reverse para anotar 5.67 pontos. Griffin atuou logo depois também numa esquerda e acertou dois ataques para largar com 3.00 pontos. O norte-americano não demorou para surfar novamente. Dessa vez ele foi para a direita e anotou 5.17 com rasgada, floater e batida com reverse.

Os dois atuaram em direitas numa série aos 10 minutos. Italo usou a prioridade e foi na primeira onda. O brazuca bateu forte três vezes antes de rasgar e executar um cutback. Griffin executou mais manobras, porém a onda teve menos partes críticas. Italo anotou 7.60 e Griffin 7.33 pontos.

Italo tentou aumentar a vantagem aos 13 minutos. Ele usou a prioridade e atuou de backside, mas não mexeu no placar (4.70). Griffin ficou no pico com o direito de escolha de onda. Ele buscava 5.95 pontos para vencer. O brasileiro aumentou um pouco mais a diferença aos 19 minutos e deixou Griffin na necessidade de 6.05 para ser finalista do evento.

Os atletas surfaram a mesma onda aos 21 minutos. Griffin usou a prioridade e foi na direita, enquanto Italo entrou na esquerda. O norte-americano soltou as manobras na onda que foi longa e anotou 5.87 pontos. O brazuca teve um percurso menor, mas teve um aéreo reverse no repertório e conquistou 5.90 para se manter na liderança. Italo voltou antes para o pico e ficou com o direito de escolha de onda. Griffin precisava de 6.18 para assumir a liderança.

A bateria ficou morna até o minuto final. Italo usou a prioridade e Griffin foi na segunda direita da série. Os dois espremeram as ondas até o fim. O brasileiro anotou 6.87 e deixou Griffin na necessidade de 7.15 pontos. A tensão ficou no ar. O primeiro dos cinco juízes não deu a virada, o segundo deu, o terceiro não, o quarto sim, o quinto não deu e a nota 7.00 colocou Italo na decisão do título mundial. Griffin se despediu do circuito 2024 em terceiro lugar no ranking.

WSL Finals 2024

Categoria Masculina

Bateria 1

Italo Ferreira (BRA) 15.47 x 14.83 Ethan Ewing (AUS)

Bateria 2

Italo Ferreira (BRA) 14.57 x 9.94 Jack Robinson (AUS)

Bateria 3

Italo Ferreira (BRA) 14.47 x 14.33 Griffin Colapinto (EUA)

Disputa do título mundial (Melhor de 3)

Italo Ferreira (BRA) x John John Florence (HAV)

Categoria Feminina

Bateria 1

Tatiana Weston-Webb (BRA) 12.74 x 9.40 Molly Picklum (AUS)

Bateria 2

Tatiana Weston-Webb (BRA) 13.77 x 13.17 Brisa Hennessy (CRI)

Bateria 3

Caroline Marks (EUA) 14.20 x 13.83 Tatiana Weston-Webb (BRA)

Disputa do título mundial (Melhor de 3)

Caroline Marks (EUA) x Caitlin Simmers (EUA)