Os campeões mundiais de 2024 podem ser conhecidos na próxima sexta-feira (6/9) na Califórnia (EUA). É isso o que a previsão das ondas aponta no momento, segundo o Surfline. De acordo com o site, são esperadas três ondulações e a primeira é o mais promissora.
O WSL Finals 2024 reúne os 5 melhores homens e as 5 melhores mulheres no ranking para um dia de disputas, que está previsto para acontecer entre 6 e 14 de setembro. O pico é Lower Trestles, que tem ondas para os dois lados, sendo a direita a melhor.
As informações divulgadas pelo Surfline detalham as ondulações para os dias 6, 10 e 11, e 13 e 14. A primeira deve ser a melhor de todas, enquanto a última pode ter as condições mais fracas. O pico do swell de Sul/Sul-Sudoeste, direção boa para o pico, acontece entre o final do dia 5 e o dia 6. As direitas e esquerdas devem quebrar na altura dos ombros, podendo passar um pouco da cabeça nas maiores séries (3 a 4 pés com séries maiores). São esperadas condições limpas para a parte da manhã. No momento ainda existem dúvidas sobre o vento para a parte da tarde, que pode deixar o mar um pouco mexido ou ainda mais para limpo.
O swell dos dias 10 e 11 será de Sul/Sul-Sudoeste / Sul e pode gerar ondas do peito aos ombros (2 a 3 pés com séries maiores). A direção do vento ainda é incerta. A tendência é ser lateral fraco no início do dia, ganhando força entre o final da manhã e o início da tarde.
A tempestade que gerará o swell do dia 13 e 14 ainda vai acontecer, mas o esperado, no momento, é que seja mais virado para Sul e com ondas menores do que as vistas anteriormente.
Formato – O Brasil participa do WSL Finals 2024 com dois surfistas, um em cada categoria. Tatiana Weston-Webb enfrenta a australiana Molly Picklum no primeiro confronto das mulheres. Quem avançar encara a costa-riquenha Brisa Hennessy. A norte-americana Caroline Marks espera a vencedora do segundo duelo feminino e quem passar terá pela frente outra surfista dos Estados Unidos, Caitlin Simmers, para uma disputa “melhor de 3”. A primeira a vencer duas baterias da decisão será a campeã mundial da temporada.
Italo Ferreira abre a disputa masculina contra o australiano Ethan Ewing. O vencedor enfrenta outro aussie, Jack Robinson. Quem levar a melhor na segunda bateria encara o norte-americano Griffin Colapinto. Quem ficar com a vaga na decisão terá pela frente o havaiano John John Florence para uma “melhor de 3”.
Como assistir ao vivo – O WSL Finals 2024 será transmitido ao vivo pelo site WorldSurfLeague.com , além do Aplicativo e do Canal da entidade no YouTube. No Brasil, as disputas poderão ser acompanhadas nos canais SporTV (por assinatura) e no Globoplay (plataforma de streaming).
Primeira chamada – A primeira chamada para o WSL Finals 2024 acontece na sexta-feira (6), às 11h30 (de Brasília).
WSL Finals 2024
Categoria Masculina
Bateria 1
Italo Ferreira (BRA) x Ethan Ewing (AUS)
Bateria 2
Vencedor da Bateria 1 x Jack Robinson (AUS)
Bateria 3
Vencedor da Bateria 2 x Griffin Colapinto (EUA)
Disputa do título mundial (Melhor de 3)
Vencedor da Bateria 3 x John John Florence (HAV)
Categoria Feminina
Bateria 1
Tatiana Weston-Webb (BRA) x Molly Picklum (AUS)
Bateria 2
Vencedor da Bateria 1 x Brisa Hennessy (CRI)
Bateria 3
Vencedor da Bateria 2 x Caroline Marks (EUA)
Disputa do título mundial (Melhor de 3)
Vencedor da Bateria 3 x Caitlin Simmers (EUA)