Italo Ferreira deu show na primeira fase do MEO Pro Portugal 2025. Atual líder do ranking e bicampeão do evento, o brasileiro decolou alto de backside e garantiu vaga no Round 3 com o somatório de 16.43 pontos. O havaiano Jackson Bunch avançou em segundo lugar e o português Frederico Morais caiu para a repescagem ao terminar disputa na terceira posição. Bateria de 30 minutos aconteceu neste sábado (15) em ondas de 1 a 1,5 metro no pico da cidade portuguesa de Peniche.
Italo surfou três ondas em cinco minutos. Na primeira ele voou de backside com reverse. O brasileiro colocou as costas na água durante a aterrissagem e completou a manobra para largar com 4.50 pontos. As duas seguintes foram de frontside para esquerda, mas ele errou os ataques.
Jackson também ficou ativo no início da bateria e com manobras anotou 2.33 e 3.83 para assumir a liderança. Frederico começou com três ataques de backside que valeram 3.77 pontos. O havaiano subiu o nível aos 7 minutos. Jackson voou de backside com rotação e aumentou a vantagem no placar com a nota 7 pontos.
Italo voltou a decolar de backside aos 10 minutos, porém errou a manobra e não chegou perto da nota 6.34 que precisava para assumir a primeira posição no confronto. Jackson respondeu logo depois com dois ataques de frontside. Ele anotou 4.30 e deixou Italo na busca de no mínimo 6.81 pra vencer.
Os três voltaram a atuar perto da metade do confronto. Italo surfou duas ondas. Na primeira errou o segundo ataque após executar boa rasgada, e na segunda bateu e acertou um floater na junção. Jackson ficou fundo num tubo pra esquerda, porém não achou a saída. Frederico surfou pela segunda vez na bateria e com três ataques na esquerda (5.17) pegou o segundo lugar de Italo. O brasileiro voltou a voar, mas não completou a manobra. Ele buscava 4.45 para evitar a repescagem.
A virada aconteceu a 8 minutos do fim. Italo acelerou de backside na direita de Supertubos, voou alto com rotação, aterrissou de forma perfeita e bateu na junção. O brazuca comemorou a performance que valeu 8.83 e a liderança na disputa. Italo ainda teve tempo de trocar nota duas vezes atuando de backside. Numa delas executou dois fortes ataques (5.13) e na outra voou alto (7.60) para disparar na frente a confirmar a vitória. Jackson avançou em segundo lugar e Frederico caiu para a repescagem.
Ver essa foto no Instagram
MEO Pro Portugal 2025
Round 1 Masculino
1 Barron Mamiya (HAV) 14.50 x Cole Houshmand (EUA) 7.57 x Edgard Groggia (BRA) 6.47
2 Crosby Colapinto (EUA) 10.53 x Rio Waida (IDN) 8.60 x Marco Mignot (FRA) 6.70
3 Griffin Colapinto (EUA) 14.00 x Ian Gentil (HAV) 11.40 x George Pittar (AUS) 9.27
4 Jack Robinson (AUS) 10.83 x Gatien Delahaye (FRA) 8.64 x Liam O’Brien (AUS) 8.3
5 Ethan Ewing (AUS) 13.83 x Jorgann Couzinet (FRA) 7.74 x Seth Moniz (HAV) 4.23
6 Italo Ferreira (BRA) 16.43 x Jackson Bunch (HAV) 11.30 x Frederico Morais (POR) 8.94
7 Yago Dora (BRA) x Joel Vaughan (AUS) x Samuel Pupo (BRA)
8 Jordy Smith (AFR) x Ramzi Boukhiam (MAR) x Alan Cleland (MEX)
9 Jake Marshall (EUA) x Connor O’Leary (JAP) x Imaikalani deVault (HAV)
10 Filipe Toledo (BRA) x Ian Gouveia (BRA) x Alejo Muniz (BRA)
11 Kanoa Igarashi (JAP) x João Chianca (BRA) x Matthew McGillivray (AFR)
12 Leonardo Fioravanti (ITA) x Miguel Pupo (BRA) x Deivid Silva (BRA)
Round 1 Feminino
1 Caroline Marks (EUA) x Lakey Peterson (EUA) x Sally Fitzgibbons (AUS)
2 Molly Picklum (AUS) x Erin Brooks (CAN) x Luana Silva (BRA)
3 Caitlin Simmers (EUA) x Johanne Defay (FRA) x Yolanda Hopkins (POR)
4 Brisa Hennessy (CRI) x Vahine Fierro (FRA) x Isabella Nichols (AUS)
5 Tyler Wright (AUS) x Gabriela Bryan (HAV) x Bella Kenworthy (EUA)
6 Tatiana Weston-Webb (BRA) x Sawyer Lindblad (EUA) x Bettylou Sakura Johnson (HAV)