O Brasil está nas quartas de final do Pipe Pro 2024. Tatiana Weston-Webb travou uma dura batalha contra Sally Fitzgibbons, ficou atrás do placar durante quase todo o tempo, mas perto do fim conseguiu a virada e a vaga na fase das oito melhores mulheres da etapa.
A WSL recomeçou a etapa de Pipeline da nova temporada do CT com o pico tendo poucas ondas de até 3 pés. Tati e Sally se enfrentaram no segundo confronto das oitavas.
Sally foi a primeira a marcar uma nota com potencial de fazer parte do somatório final. Aos 4 minutos a australiana rasgou e bateu forte de frontside na direita e marcou 3.67 pontos. Enquanto a brasileira seguia com a prioridade, Sally tentava abrir vantagem no placar. Aos 7 minutos ela surfou um tubo espremido para Backdoor e conquistou 3.50 pontos.
Tati reagiu quando o cronômetro marcou 8 minutos. A atleta bateu na direita e chegou a ficar presa no lip, mas seguiu na onda e acertou uma forte pancada. A performance valeu 4.00 e a brazuca passou a precisar de 3.17 pontos para avançar às quartas de final.
A aussie aumentou um pouco a vantagem aos 16 minutos. Sally usou a prioridade, executou duas batidas de frontside e marcou 3.67, o que deixou Tati buscando no mínimo 3.34 pontos para seguir viva na competição.
A brasileira remou numa onda, não entrou e perdeu a prioridade, que foi bem usada pela australiana. Aos 23 minutos Sally voltou a executar duas batidas, porém melhores do que as anteriores, e marou 5.67 pontos. Um minuto depois a brasileira foi em busca dos 5.35 que precisava para vencer. Tati executou um forte ataque de backside. A atuação valeu 4.40 e diminuiu a diferença para 4.95 pontos.
A brasileira tentou a virada com um tubo pra Pipeline aos 30 minutos, porém caiu na saída. Quatro minutos depois ela voltou a surfar e conseguiu assumir a liderança. Tati bateu três vezes de backside, com a primeira sendo expressiva, e anotou 5.00 pontos.
Sally usou a prioridade aos 4 minutos, mas a onda para Backdoor foi ruim. Tati pegou a direita seguinte, bateu pra ganhar a seção e executou uma pancada forte. A brasileira conquistou 5.07 e deixou a adversária na necessidade de 4.40.
A australiana tentou retomar a liderança perto do minuto final. Sally executou três manobras de frontside, mas nenhuma de grande impacto. A brasileira ainda surfou na sequência e acertou uma batida potente de backside. As duas se abraçaram na saída do mar e aguardaram as notas. A australiana anotou 3.50 pontos e não mudou sua posição na bateria. Tati não trocou de nota, mas segue viva na etapa.
Transmissão ao vivo – O Pipe Pro abre a temporada 2024 do World Surf League Championship Tour. O prazo máximo para a realização do evento é 10 de fevereiro. O campeonato tem transmissão ao vivo do Havaí pelo Sportv e Globoplay e em português também pelo WorldSurfLeague.com, aplicativo e Canal da WSL no YouTube.
Pipe Pro 2024
Pipe Pro 2024
Repescagem Feminina
1 Bettylou Sakura Johnson (HAV) 6.33 x Isabella Nichols (AUS) 5.43 x Carissa Moore (HAV) 2.37
2 Tatiana Weston-Webb (BRA) 7.50 x India Robinson (AUS) 6.73 x Lakey Peterson (EUA) 5.80
Oitavas de final
1 Caitlin Simmers (EUA) 9.40 x 6.73 Isabella Nichols (AUS)
2 Tatiana Weston-Webb (BRA) 10.07 x 9.34 Sally Fitzgibbons (AUS)
3 Tyler Wright (AUS) x Luana Silva (BRA)
4 Gabriela Bryan (HAV) x Brisa Hennessy (CRI)
5 Caroline Marks (EUA) x Moana Jones Wong (HAV)
6 Bettylou Sakura Johnson (HAV) x Sawyer Lindblad (EUA)
7 Molly Picklum (AUS) x Alyssa Spencer (EUA)
8 Johanne Defay (FRA) x India Robinson (AUS)
Quartas de final
Em formação
1 Caitlin Simmers (EUA) x Tatiana Weston-Webb (BRA)
Quartas de final Masculinas
1 Ethan Ewing (AUS) x Connor O’Leary (AUS)
2 Jordy Smith (AFR) x Barron Mamiya (HAV)
3 Ian Gentil (HAV) x Imaikalani deVault (HAV)
4 John John Florence (HAV) x Leonardo Fioravanti (ITA)