Pro Bells Beach 2025

Gabriela assume liderança

Gabriela Bryan avança às quartas de final do Pro Bells Beach 2025, vê Caitlin Simmers perder e assume primeira posição no ranking.

0
Gabriela Bryan leva “Power Surf” para o topo do ranking.

A elite feminina do circuito mundial tem nova líder. Nesta quinta-feira (24) Gabriela Bryan avançou às quartas de final do Pro Bells Beach 2025, viu a norte-americana Caitlin Simmers perder e assumiu o primeiro lugar do ranking. Terceira e quarta colocadas na lista das melhores também foram eliminadas e a havaiana vai atuar na próxima etapa com a lycra amarela. Terceiro dia de ação (24) do evento australiano teve todo as oitavas do feminino, além de oito disputas do Round 3 do masculino. Disputas foram realizadas em direitas com cerca de 1 metro no pico de Winkipop.

Clique aqui para ver as fotos

Clique aqui para ver o vídeo

Gabriela competiu na quinta bateria do dia e voltou a mostrar seu surfe de manobras fortes para vencer com as notas 8.00 e 7.00 pontos. O somatório de 15.00 foi o maior da quinta-feira entre as mulheres. A havaiana eliminou a espanhola Nadia Erostarbe e enfrenta Isabella Nichols nas quartas de final.

Queda da líder – Gabriela foi pra água depois da até então líder do ranking competir na fase. Atual campeã da etapa e campeã mundial, Cailtin Simmers perdeu para a experiente australiana Sally Fitzgibbons no terceiro duelo das oitavas. Numa bateria de poucas ondas, a Sally conquistou a maior nota do confronto (7.33) com duas rasgadas e uma pancada forte na junção e venceu a norte-americana.

Luana para Molly – Terceira e quarta colocadas no ranking, a australiana Molly Pickum e a norte-americana Caroline Marks também se despediram da etapa nas oitavas de final. Caroline foi eliminada pela havaiana Bettylou Sakura Johnson e Molly perdeu para Luana Silva.

A australiana e a brasileira se enfrentaram na bateria de abertura das oitavas. Molly largou aos três minutos com três fortes ataques que valeram 7.67 pontos. A australiana bateu, depois rasgou com pressão a executou uma pancada poderosa. Luana respondeu dois minutos depois com duas rasgadas que valeram 3.00 pontos. A brasileira voltou a atuar aos 11 minutos. Molly, que tinha a prioridade, deixou uma direita passar e a brazuca rasgou e bateu forte na junção para colocar 4.83 no somatório.

A australiana usou a prioridade na metade da bateria, mas se atrapalhou numa rasgada e errou o ataque à junção espumada (1.60). Dois minutos depois a brasileira escolheu uma boa onda. Luana rasgou duas vezes e bateu na junção chutando a rabeta. Ela assumiu a liderança com 6.33 pontos.

Luana Silva vibra com boa atuação nas oitavas de final.

Molly respondeu aos 18 minutos com duas manobras que valeram 3.83 pontos e a liderança. Logo depois Luana tentou os 5.18 que precisava, mas os 4.33 não mudaram sua situação no confronto.

As duas surfaram a cinco minutos do fim. Luana executou três manobras poderosas e vibrou. Molly pegou a direita seguinte da mesma série e executou dois ataques, o último na junção. A brasileira conquistou 7.33 pontos e foi para o primeiro lugar. A australiana passou a buscar 5.99 e a nota 4.97 não tirou a atleta do segundo lugar.

A australiana voltou para o pico e pegou a segunda prioridade. Molly até surfou uma onda, porém foi ruim e ela acabou eliminada. Luana avançou à quartas de final.

Masculino – O Round 3 do masculino começou logo após o término das oitavas do feminino. Como as séries começaram a ficar mais escassas, as baterias tiveram um acréscimo de cinco minutos. Miguel Pupo foi o único brazuca a competir na fase e foi eliminado pelo havaiano Seth Moniz.

A maior nota da primeira metade da quarta bateria do masculino no dia foi conquistada por Miguel. Em sua terceira apresentação na disputa ele executou seis ataques e conquistou 4.50 pontos. Com a atuação ele passou a buscar 2.40 para vencer. Seth liderava com duas notas na casa dos três pontos (3.57 e 3.33).

Seth ampliou um pouco a vantagem aos 19 minutos. O havaiano rasgou duas vezes, depois bateu e executou outra rasgada para anotar 4.80 pontos. Miguel respondeu logo depois com duas pancadas fortes que valeram 5.83 e a liderança.

O nível da bateria cresceu aos 21 minutos. Seth usou a prioridade e executou um aéreo alto com rotação completa e aterrissagem perfeita. A nota foi 8.00 pontos. Miguel deu o troco a quatro minutos do fim com rasgada, floater e batida. Ele precisava de 6.97 para assumir o primeiro lugar e anotou 7.67 pontos.

Seth foi em busca dos 5.50 pontos que precisava para vencer a dois minutos para o término. O havaiano. Rasgou duas vezes antes de voar com reverse. Com a nota 7.70 ele assumiu a liderança e avançou às oitavas de final. Com o resultado Miguel se despediu da etapa em 17º lugar.

Melhor do dia – O melhor surfista do dia foi Kanoa Igarashi. O japonês bateu o australiano Liam O’Brien no terceiro confronto da terceira fase com o maior somatório do dia.

Kanoa começou mais ativo que Liam. O japonês foi o único a surfar nos 15 minutos iniciais da bateria de 35. Ele anotou 5.17 e 3.83 em suas duas melhores atuações. O australiano pegou sua primeira direita aos 16 minutos e com seis manobras largou cm 6.83 pontos. Kanoa respondeu na mesma série com duas rasgadas e uma batida na junção que valeram 6.27 pontos.

Liam assumiu a liderança aos 13 minutos. O australiano rasgou duas vezes e executou duas batidas. Ele precisava de 4.61 e conquistou 7.50 pontos. Kanoa passou a buscar no mínimo 8.06 para avançar na etapa. O japonês viu uma oportunidade a cinco minutos do fim e usou a prioridade. O atleta executou um layback, seguido de batida e de outro layback. A atuação valeu 8.50 pontos.

O australiano surfou duas direitas em busca dos 7.28 pontos que precisavam, mas não passou da casa dos seis pontos e foi eliminado. O japonês ainda teve tempo de melhorar sua pontuação no último minuto com três batidas (7.60). Kanoa venceu a disputa com o maior somatório do dia, 16.10 pontos.

Próxima chamada e previsão das ondas – A próxima chamada para o Pro Bells Beach 2025 acontece na manhã de sexta-feira (25) na Austrália, noite de quinta no Brasil devido ao fuso horário, às 19h15 (de Brasília). Previsão indica ondas com cerca de 1 metro podendo ter séries maiores ao longo do dia. O vento esperado é um lateral / terral.

Dia começa com Italo Ferreira. O líder do ranking enfrenta o vencedor da triagem entre surfistas de Victoria, Xavier Huxtable, na nona bateria do Round 3. Na 11ª é a vez de Samuel Pupo competir. Ele encara o indonésio Rio Waida. Alejo Muniz e Yago Dora se enfrentam na 13ª disputa. João Chianca vai pra cima do norte-americano Jake Marshall no duelo seguinte e no 15º confronto é a vez de Filipe Toledo bater de frente com o australiano George Pittar.

Pro Bells Beach 2025

Round 3 Masculino

1 Ethan Ewing (AUS) 15.00 x 12.80 Ryan Callinan (AUS)

2 Connor O’Leary (JAP) 13.43 x 12.33 Marco Mignot (FRA)

3 Kanoa Igarashi (JAP) 16.10 x 14.33 Liam O’Brien (AUS)

4 Seth Moniz (HAV) 15.70 x 13.50 Miguel Pupo (BRA)

5 Jordy Smith (AFR) 13.93 x 12.17 Imaikalani deVault (HAV)

6 Joel Vaughan (AUS) 11.97 x 11.50 Crosby Colapinto (EUA)

7 Morgan Cibilic (AUS) 12.17 x 8.17 Cole Houshmand (EUA)

8 Leonardo Fioravanti (ITA) 14.70 x 14.10 Alan Cleland (MEX)

9 Italo Ferreira (BRA) x Xavier Huxtable (AUS)

10 Matthew McGillivray (AFR) x Griffin Colapinto (EUA)

11 Rio Waida (IDN) x Samuel Pupo (BRA)

12 Barron Mamiya (HAV) x Ian Genti (HAV)

13 Yago Dora (BRA) x Alejo Muniz (BRA)

14 Jake Marshall (EUA) x João Chianca (BRA)

15 Filipe Toledo (BRA) x George Pittar (AUS)

16 Jack Robinson (AUS) x Jackson Bunch (HAV)

Oitavas de final
Em formação

1 Ethan Ewing (AUS) x Connor O’Leary (JAP)

2 Kanoa Igarashi (JAP) x Seth Moniz (HAV)

3 Jordy Smith (AFR) x Joel Vaughan (AUS)

4 Morgan Cibilic (AUS) x Leonardo Fioravanti (ITA)

Oitavas de final Feminino

1 Luana Silva (BRA) 13.66 x 12.64 Molly Picklum (AUS)

2 Lakey Peterson (EUA) 13.33 x 9.67 Sawyer Lindblad (EUA)

3 Sally Fitzgibbons (AUS) 12.73 x 10.10Caitlin Simmers (EUA)

4 Brisa Hennessy (CRI) 9.77 x 9.33 Bella Kenworthy (EUA)

5 Gabriela Bryan (HAV) 15.00 x 10.03 Nadia Erostarbe (ESP)

6 Isabella Nichols (AUS) 13.67 x 10.03 Erin Brooks (CAN)

7 Bettylou Sakura Johnson (HAV) 11.17 x 9.47 Caroline Marks (EUA)

8 Tyler Wright (AUS) 12.27 x 6.13 Ellie Harrison (AUS)

Quartas de final

1 Luana Silva (BRA) x Lakey Peterson (EUA)

2 Sally Fitzgibbons (AUS) x Brisa Hennessy (CRI)

3 Gabriela Bryan (HAV) x Isabella Nichols (AUS)

4 Bettylou Sakura Johnson (HAV) x Tyler Wright (AUS)

Aviso:O Waves está implementando novas regras para os comentários postados neste fórum. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da matéria em questão. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar abaixo você concorda com nossos termos de uso.
Os comentários postados não representam a opinião do portal Waves e a responsabilidade é inteiramente do autor de cada mensagem.