O Four Seasons Maldives Surfing Champions Trophy é uma competição que acontece nas Maldivas e que já recebeu, ao longo dos anos, alguns dos nomes mais icônicos do mundo do surfe, como Sunny Garcia, Joel Parkinson, Kai Lenny, Taj Burrow e Maya Gabeira.
Este ano, a prova envolvendo monoquilhas, triquilhas e biquilhas foi disputada por Kelly Slater, Shane Dorian, Rob Machado, Ross Williams, Taylor Knox e o wildcard local Hussain ‘Iboo’ Areef. Durante sete dias, os atletas competiram em busca de uma premiação de US$ 25 mil. As disputas acontecem nas ondas de Sultan.
Esta foi a décima versão deste luxuoso evento, bem como, surpreendentemente, a primeira vez que Kelly visita as Maldivas.
“É a minha primeira vez nas Maldivas e estou entusiasmado por surfar com os melhores amigos, com quem cresci nas competições”, disse. “Tentava fazer esta viagem acontecer havia anos, e é bom que todos possamos estar aqui com as nossas parceiras para uma semana relaxada”.
Single Fin – Kelly Slater, onze vezes campeão mundial, conquistando a vitória na bateria final contra o bom amigo e companheiro Shane Dorian.
“Vi alguns vídeos e sabia como eram as ondas, mas não sabia onde se quebravam e como funcionavam. Shane já esteve aqui muitas vezes e agora é um daqueles lugares que eu também quero voltar ano após ano. É surpreendente não haver um evento do World Tour aqui, é uma localização ótima e as ondas são lindas, divertidas, com um surfe de alto nível e alto desempenho”, diz Slater.
Twin Fin – Com ondas de 3 a 4 pés nas séries, Shane Dorian, superado na final Single Fin contra Kelly Slater, conseguiu surfar melhor de biquilha para sair com a vitória. Dorian eliminou Slater na primeira semifinal, quando pegou uma onda com prioridade nos minutos finais da bateria, fez 8,07 pontos e depois derrotou Ross Williams na final.
“Foi muito bom vencer Kelly”, disse Dorian. “É bastante óbvio, mas é muito difícil vencê-lo. Surfei contra ele várias vezes na minha vida e ele geralmente vence. Então, toda vez que consigo vencê-lo é uma vitória pessoal para mim”.
Thruster – Kelly Slater começou o dia de forma dominante, vencendo Rob Machado e Taylor Knox (EUA) no primeiro round. Slater então pegou o convidado local Hussain “Iboo” Areef na primeira semifinal, e a emoção no canal era visível.
Bandeiras das Maldivas foram hasteadas em barcos próximos, esperando uma vitória local, e os fãs de Slater aplaudiram enquanto os dois surfistas duelavam em Sultans. No final, Slater avançou à final.
“Estou muito honrado e feliz por ter surfado nesses últimos dias”, disse Iboo. “Esses caras são lendas, são as pessoas que eu assisti quando estava aprendendo a surfar. Eles tiveram um grande impacto na minha carreira de surfista. Aquela última bateria com Kelly foi provavelmente a melhor bateria da minha vida. Nunca pensei, nem em sonhos, que estaria surfando contra ele, mano a mano. Ele é difícil de bater, ele é o melhor do mundo! Eu não acho que vou ver alguém como ele na minha vida, então esta foi uma oportunidade incrível.”
Slater então passou a competir contra Rob Machado na final triquilha, e marcou 9,33, a maior pontuação, nos minutos finais da bateria. Isso solidificou sua segunda vitória no evento, tornando-o não apenas o vencedor do single-fin, mas agora também o campeão triquilha.
Resultados do Four Season Trophy 2022
Single Fin (Monoquilha)
1 Kelly Slater (EUA)
2 Shane Dorian (EUA)
3 Ross Williams (EUA)
3 Taylor Knox (EUA)
5 Rob Machado (EUSA)
5 Hussain “Iboo” Areef (MAL)
Twin Fin (Biquilha)
1 Shane Dorian (EUA)
2 Ross Williams (EUA)
3 Rob Machado (EUA)
3 Kelly Slater (EUA)
5 Taylor Knox (EUA)
5 Hussain “Iboo” Areef (MAL)
Thruster (Triquilha)
1 Kelly Slater (EUA)
2 Rob Machado (EUA)
3 Shane Dorian (EUA)
3 Hussain “Iboo” Areef (MAL)
5 Ross Williams (EUA)
5 Taylor Knox (EUA)
Leia Mais