A próxima edição do Mundial de Longboard da ISA (International Surfing Association) será realizada entre os dias 26 de maio e 2 de junho em Biarritz, França.
Organizado em parceria com a Federação Francesa de Surf, o evento seguirá os moldes da edição recorde de 2018 realizada em Wanning, China, quando 71 atletas de 22 países disputaram a medalha de ouro e o troféu por equipes.
Em 2019, o Mundial apresentará um formato de igualdade de gênero pelo segundo ano consecutivo. Cada equipe poderá inscrever até dois homens e duas mulheres na competição.
Os atuais campeões mundiais são a norte-americana Tory Gilkerson no feminino e o havaiano Kai Sallas no masculino. Os EUA defendem o título por equipes.
“Estamos muito felizes em ver a França continuar demonstrando seu compromisso e entusiasmo pelo desenvolvimento global de todas as formas de surfe através da realização deste ISA World Longboard Surfing Championship”, comenta Fernando Aguirre, presidente da ISA.
“Biarritz é um local incrível para o esporte, por isso, estamos muito satisfeitos em ver a liderança da cidade se apresentar novamente para sediar um grande evento como esse. Estamos ansiosos para celebrar o estilo e a graça do surfe de longboard em um dos destinos mais clássicos do esporte”, acrescenta Aguirre.