Os 18 medalhistas dos seis pódios em disputa no surfe dos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023, em Punta Lobos, Pichelemu, Chile, foram definidos nesta sexta-feira (27). Seis surfistas garantiram presença na grande final, assegurando, no mínimo, a prata, enquanto outros 12 ratificaram seus lugares na série de bronze, na qual, ao perderem, conquistam a medalha de bronze e, se vencerem, avançam para disputar o ouro.
A participação brasileira na sexta começou com Tatiana Weston-Webb, que venceu a peruana Daniella Rosas na segunda bateria do terceiro round do evento principal da categoria Shortboard Feminino. Tati venceu a disputa por 12.04 contra 10.50 da peruana. A brasileira voltou para a água no final de tarde para disputar a primeira bateria da quarta fase do evento principal. Weston-Webb venceu a surfista da Costa Rica, Leilani Mcgonagle, pelo ótimo placar de 14.50 a 8.33.
Com o resultado, a surfista do Brasil está na final e já garantiu, no mínimo, a medalha de prata. Lembrando que a brasileira já está classificada para Paris 2024 e, portanto, a vencedora da bateria entre Leilani McGonagle e Sanoa Olin definirá uma vaga para os Jogos Olímpicos.
Na sequência, Luiz Diniz disputou a primeira bateria do terceiro round da Sup Wave. O brazuca seguiu mostrando superioridade e domínio das ondas ao vencer o mexicano Felipe Rodriguez pelo ótimo placar de 9.76 a 3.14. Ele também voltou para a água no final de tarde de sexta, dessa vez surfando contra o americano Zane Schweitzer, que o venceu por 13.13 a 11.30.
Apesar de ter perdido, Diniz já garantiu a medalha de bronze e agora disputará a repescagem contra o canadense Finn Spencer. Quem vencer avança para a disputa do ouro contra Schweitzer.
No Sup Wave Feminino, Aline Adisaka competiu na primeira bateria do terceiro round e também avançou. Adisaka passou pela argentina Lucia Cosoleto pelo apertado placar de 8.43 a 8.17. Ainda na sexta-feira, a brasileira surfou na última bateria do dia em Punta Lobos, válida como primeira do round 4 do evento principal. Adisaka superou a colombiana Isabella Gomez por 6.30 a 2.73, resultado que confirma sua vaga na finalíssima pan-americana e portanto garante a medalha de prata.
Na Shortboard Masculino, Krystian Kymerson passou por uma situação no mínimo inédita em sua bateria, quando chegou a comemorar sua vitória contudo – após a transmissão anunciar sua vitória durante a quarta rodada da repescagem, contra o peruano Lucca Mesinas – Kymerson foi surpreendido por uma reviravolta desfavorável que o eliminou da disputa. O desfecho dramático aconteceu nos últimos dois segundos da bateria. Kymerson fez uma pontuação de 10.43 com duas ondas, soma que o alçava à condição de líder, já que Mesinas havia feito apenas uma onda, somando 5.33 pontos. Entretanto, Mesinas surfou uma onda intermediária, não exibida na transmissão, que lhe valeu 5.47. Com a onda não filmada ele somou 10.80 contra 10.43 de Kymerson, eliminado da competição.
Na Longboard Masculino, Carlos Bahia, mesmo surfando muito bem, perdeu para o peruano Benoit Clemente pelo placar de 14.50 a 11.40. Apesar de ter perdido, Bahia já garantiu o bronze, e ainda mantém vivas as chances de conquistar o almejado ouro pan-americano uma vez que, caso avance contra Clemente, irá para a final contra Benoit, seu algoz na bateria anterior. Chance de revanche e no mínimo a prata.
Na Longboard Feminino, Chloé Calmon, que havia avançado com certa facilidade nas fases anteriores, não conseguiu passar pela peruana Maria Fernanda Reyes, que marcou a ótima média de 14.33 contra 13.37 da brasileira. A exemplo de Bahia, Chloé segue com chances de conquistar o ouro pan-americano. Ela enfrentará Lia Dias Reyes com o bronze garantido e possibilidades de sair de Punta Lobos como campeã – caso passe por Lia e vença Maria Fernanda na final.
Final de semana sem evento – As previsões não são boas para o final de semana em Punta Lobos. Por conta disso, a organização vai manter o evento em espera com possível retorno para segunda-feira (30). Vamos seguir acompanhando a trajetória dos brasileiros.
Disputas Medalha de Bronze:
Disputa Bronze Sup Wave masculino: Luiz Diniz (BRA) x Finn Spencer (CAN).
Disputa Bronze Sup Wave feminino: Isabella Brady (COL) x Vania Torres (PER).
Disputa Bronze Longboard masculino: Carlos Bahia (BRA) x Rafael Cortez (CHI).
Disputa Bronze Longboard feminino: Chloé Calmon (BRA) x Lia Dias (CRC).
Disputa Bronze Shortboard masculino: Lucca Mesinas (PER) x Miguel Tudela (PER).
Disputa Bronze Shortboard masculino: Sanoa Dempfle-Olin (CAN) x Leilani Mcgonagle (CRC).
Finalistas definidos:
Disputa Ouro Sup Wave masculino: Zane Schweitzer (EUA) x (aguarda adversário).
Disputa Ouro Sup Wave feminino: Aline Adisaka (BRA) x (aguarda adversário).
Disputa Ouro Longboard feminino: Maria Fernanda Reyes (PER) x (aguarda adversário).
Disputa Ouro Shortboard masculino: Francisco Bellorin (VEN) x (aguarda adversário).
Disputa Ouro Shortboard feminino: Tatiana Weston-Webb (BRA) x (aguarda adversário).