Mundial de SUP da ISA

Japão conquista medalha de ouro

Time japonês leva primeiro ouro no Revezamento de Equipes no Mundial de SUP e Paddleboard da ISA em Copenhague, Dinamarca.

0
Time do Japão comemora vitória.

O Japão garantiu sua primeira vitória no Revezamento de Equipes no terceiro dia do Mundial de SUP e Paddleboard da ISA (WSUPPC) de 2024. O dia ensolarado em Copenhague, Dinamarca, proporcionou condições perfeitas, embora o vento criasse um desafio extra aos melhores remadores do mundo enquanto competiam juntos por suas equipes.

O Revezamento de Equipes contou com a participação de 15 nações, inicialmente divididas em duas semifinais. Um competidor de SUP e um de Paddleboard de cada gênero formaram as equipes de quatro, com cada atleta completando uma volta no percurso antes de marcar seu próximo companheiro de equipe na corrida.

Após conquistar medalhas no Revezamento de Equipes em todos os eventos desde 2019, o Japão finalmente venceu a única medalha que lhes faltavam até então, o Ouro. A equipe economizou energia em sua semifinal, permitindo que a Espanha levasse a vitória. Mas na final, eles não pouparam esforços.

Japonesa Yurika Horibe, duas vezes campeã mundial de Paddleboard.

O atleta de paddleboard, So Nomura (JAP), encontrou uma fuga imediata após um início limpo e apenas aumentou a vantagem ao longo de sua volta, ganhando 4 segundos de vantagem sobre a França, que ficou em segundo lugar. A Rika Okuaki (JAP), no SUP, manteve uma vantagem semelhante, antes que a duas vezes campeã mundial de Paddleboard, Yurika Horibe (JAP), aumentasse a vantagem para 6 segundos.

Enquanto isso, a recém-coroada três vezes campeã mundial de Paddleboard Judit Verges (ESP) ultrapassou a francesa Elise Daudignon para colocar a Espanha em segundo lugar, 6 segundos à frente da França no final da terceira volta.

A última marca do Japão, de Horibe para Rai Taguchi (JAP), viu a etapa final disputada no SUP masculino. Taguchi saiu na frente com sprint completo, muito à frente do pelotão. O espanhol Manuel Hoyuela conseguiu ganhar algum terreno no meio da volta, mas os japoneses ainda não haviam entrado totalmente em ação.

Guardando seu ritmo mais rápido para o trecho final, Taguchi acelerou até a vitória, conquistando a medalha de ouro para o Japão com uma vantagem de 8 segundos sobre a Espanha, que ficou com a medalha de prata. Os bicampeões defensores, França, conquistaram a medalha de bronze, enquanto os EUA levaram o cobre.

“Esta medalha de ouro não é apenas para a equipe de hoje”, diz Horibe. “É para todas as equipes japonesas que já competiram no Campeonato Mundial, incluindo nosso treinador, Suzuki-san. Esta vitória pertence a todos os times do Japão do passado.”

O herói dinamarquês do esporte, cinco vezes campeão mundial ISA, Casper Steinfath, disputou sua última corrida. Embora já tivesse se afastado principalmente das competições, o atleta de 31 anos ainda não tinha um momento definitivo para se aposentar e aproveitou a oportunidade do retorno da ISA à Dinamarca para apoiar sua nação pela última vez antes de se retirar.

Casper Steinfath se despede das competições.

O público aplaudiu entusiasmadamente ao testemunhar a velocidade de Steinfath na água pela última vez, e as emoções foram fortes na areia após sua chegada. “Nunca imaginei o dia em que terminaria minha carreira”, diz Steinfath.

“Mas estou muito grato por poder terminar minha carreira de 15 anos de corrida de Stand-Up Paddle aqui na Dinamarca, em casa. Tem sido uma busca individual na água para mim como atleta, mas sempre há uma equipe por trás e sou muito grato por poder terminá-la com uma equipe de revezamento dinamarquesa. Foi um sonho realizado terminar aqui na Dinamarca e estou cheio de emoções em todas as direções agora. É surreal.”

Resultado

Ouro – Japão
Prata – Espanha
Bronze – França
Cobre – EUA