Terceira etapa do Circuito Brasileiro Master, o Pipa Master Surf foi realizado no último final de semana (21 e 22) na Praia do Abacateiro, Pipa (RN).
O evento foi marcado pelo excelente nível técnico e reuniu grandes nomes do surfe brasileiro nas categorias Master, Grand Master, Kahuna, Grand Kahuna e Legend.
Local de Baía Formosa, o potiguar José Júnior fez a mala e dominou as direitas da Pipa na grande final da categoria Master.
Logo no primeiro minuto de bateria, “Chupetinha” – como José é conhecido – encontrou uma bela direita, executou manobras fortes e arrancou 8.00 pontos dos juízes. Em seguida, ele achou outra boa onda e tirou um 8.50, deixando os adversários em combinação de ondas.
“Estou muito feliz com o resultado. O evento foi de alto nível e os atletas surfaram muito, foi super difícil vencer. Agradeço a Deus pela vitória e vou com tudo para as próximas etapas”, comenta José, que comemorou o primeiro título de uma etapa do brasileiro na categoria Master.
Outro atleta de Baía Formosa que também deu show no Abacateiro foi o veterano João Maria. Ele esteve à vontade no pico para faturar a Grand Kahuna e deixar o baiano Jojó de Olivença com a segunda colocação.
“Vencer este evento com os melhores do Brasil foi um sonho. Quero agradecer a Deus, às minhas netas e à minha família, que sempre torcem por mim. A praia da Pipa é alucinante. Agora é comemorar ao lado dos amigos”, comenta João.
A categoria Legend teve o paraibano Chico Moura como campeão. Ele completou 60 anos no domingo e recebeu as melhores ondas de presente. O potiguar Edu Elias ficou e segundo.
De todas as finais, a mais disputada foi a Grand Master. Maranhense radicado em Santa Catarina, Álvaro Bacana liderou grande parte da bateria, mas, faltando cinco minutos para o fim, o pernambucano Pedro Lima encontrou uma direita salvadora para virar a disputa.
“Adoro vir à Pipa e vencer esta etapa aqui foi especial. A bateria final foi bastante disputada, mas graças a Deus encontrei aquela direita no final e consegui sair da água com o título”, diz Lima.
A última final a cair na água foi a Kahuna e quem deu as cartas no começo foi o catarinense Roni Ronaldo. Logo no início ele achou duas boas ondas e passou quase todo o tempo na primeira colocação. Mas nos minutos finais o ex-Top da elite mundial Jojó de Olivença encontrou a onda salvadora e estragou a festa do catarinense.
“Vim para competir duas categorias e foi super desgastante. O sol forte, calor e a correnteza me deixaram bem cansado. Quero continuar treinando forte para chegar com um preparo melhor nas próximas etapas. Gostaria de parabenizar ao Rodrigo Jorge, Danilo Costa e Joca Júnior pela realização deste grande evento”, comenta Jojó.
Mas não foram só os veteranos que deram show dentro da água. A nova geração da Praia da Pipa, com representantes do projeto Puro Surf, também mostraram talento e disposição. A bateria especial foi composta por oito atletas de 5 a 8 anos.
O Pipa Master Surf foi apresentado pela Pena e Açaí do Joca Jr. Patrocínio: Danilo Costa Surf Shop. Apoio: Governo Municipal de Tibau do Sul, Ricardo Martins, Hennek, Joca Secco, Ponto do Surf, Silver Surf, Teccel, FCS, Bullys, Fu Wax, Studio Surf e Beach Show. Realização: Surf Livre, Abrasp, Fesurf e ANS.
Resultados
Master
1 José Júnior (RN)
2 Klinger Peixoto (AL)
3 Tom da Pipa (RN)
4 Álvaro Bacana (SC)
Grand Master
1 Pedro Lima (PE)
2 Álvaro Bacana (SC)
3 Márcio Leal (BA)
4 Danilo Costa (RN)
Kahuna
1 Jojó de Olivença (BA)
2 Roni Ronaldo (SC)
3 Alexandre Henrique (RN)
4 M. Dio (SC)
Grand Kahuna
1 João Maria (RN)
2 Jojó de Olivença (BA)
3 Airton Almeida (PE)
4 Gustavo Jorge (RN)
Legend
1 Chico Moura (PB)
2 Edu Elias (RN)
3 Fernando Neguinho (RN)
4 Raimundo Pena (CE)