Mundial Pro Junior

Herdy ganha o mundo

Com uma atuação de gala, Mateus Herdy conquista o título mundial Pro Junior em Jinzun Harbour, Taiwan; Samuel Pupo fica em terceiro.

Mateus Herdy entra para a galeria de campeões mundiais da WSL.

O catarinense Mateus Herdy, 17, é o novo campeão mundial sub 18 da WSL. Neste domingo (9), ele garantiu o título ao derrotar o californiano Eithan Osborne na decisão do Taiwan Open World Junior Championships, em Jinzun Harbour.

Clique aqui para ver as fotos

Em ondas de 1,5 metro e muito vento, Mateus teve muito controle nos aéreos e foi o dono das melhores apresentações do evento. Na final, ele anotou 18.37 pontos – recorde do campeonato – e deixou o adversário em combinação de notas.

“Tem sido as melhores semanas da minha vida”, comemora Herdy. “Cheguei no Taiwan poucos dias antes de o campeonato começar e foi amor à primeira vista. As ondas são divertidas, as pessoas legais, além de ser um lugar muito bonito”, completa o brasileiro, que no último mês de novembro sagrou-se vice-campeão do QS 10.000 em Haleiwa.

“Estava conversando com meus amigos antes da final e sabia que para ganhar eu teria que surfar melhor do que todas as minhas outras baterias. As condições ajudaram para os aéreos e busquei apostar nisso. Estou muito feliz pela vitória”, afirma o surfista, filho do big rider Alexandre Herdy e sobrinho do ex-Top da elite mundial Guilherme Herdy.

Pódio do Taiwan Open World Junior Championships.

Nas quartas, Mateus teve um confronto equilibrado contra o japonês Yuji Nishi. Com 7.23 e 6.50 nas melhores ondas, o catarinense viu o rival arrancar a melhor nota da bateria, 7.57. Para sorte do brasileiro, Yuji não conseguiu os 6.16 que precisava na segunda onda.

Na sequência, Herdy passou sufoco contra o indonésio Rio Waida. Em condições difíceis nas direitas de Jinzun Harbour, ele ficou a primeira metade da bateria atrás no placar. Mas, a 12 minutos do fim, Mateus descolou um aéreo reverse, caindo limpo na base da onda e pulando na frente com nota 9.10.

Com o terceiro lugar no Open World Junior Championships, Rio Waida entrou para a história de seu país como o indonésio a chegar mais longe em uma competição realizada pela WSL.

Mas o melhor do Mundial Pro Junior estava reservado para a decisão. Mateus dominou completamente a bateria e não deu chances ao californiano Eithan Osborne, que havia sido o carrasco de Samuel Pupo na semifinal.

Samuel Pupo fica com a terceira colocação em Taiwan.

Depois de assumir a liderança com 7.50, o brasileiro ampliou a vantagem ao decolar duas vezes na mesma onda, cravando 9.77, a maior nota de todo o campeonato. Na sequência, anotou 8.60 pontos, deixando Eithan em combinação de notas com o maior somatório do evento, 18.37.

Com a vitória em Taiwan, Mateus Herdy iguala o feito dos brasileiros Lucas Silveira (2015), Gabriel Medina (2013), Caio Ibelli (2011), Pablo Paulino (2007 e 2004), Adriano de Souza (2003) e Pedro Henrique (2000) como campeões mundiais da categoria.

Taiwan Open World Junior Championships 2018

Resultado

1 Mateus Herdy (BRA)
2 Eithan Osborne (EUA)
3 Samuel Pupo (BRA)
3 Rio Waida (IND)
5 Cole Alves (HAV)
5 Te Kehukehu Butler (NZL)
5 Caleb Tancred (AUS)
5 Yuji Nishi (JPO)

Galeria de campeões mundiais Pro Junior da WSL

2018 Mateus Herdy (BRA) e Kirra Pinkerton (EUA) em Taiwan
2017 Finn McGill (HAV) e Vahine Fierro (TAI) na Austrália
2016 Ethan Ewing (AUS) e Macy Callaghan (AUS) na Austrália
2015 Lucas Silveira (BRA) e Isabella Nichols (AUS) em Portugal
2014 Vasco Ribeiro (POR) e Mahina Maeda (HAV) em Portugal
2013 Gabriel Medina (BRA) e Ella Willians (NZL) no Brasil
2012 Jack Freestone (AUS) e Nikki Van Dijk (AUS) em Bali
2011 Caio Ibelli (BRA) e Leila Hurst (HAV) na Indonésia, Brasil e Austrália
2010 Jack Freestone (AUS) e Alizee Arnaud (FRA) na Indonésia e Austrália
2009 Maxime Huscenot (FRA) e Laura Enever (AUS) na Austrália
2008 Kai Barger (HAV) e Pauline Ado (FRA) na Austrália
2007 Pablo Paulino (BRA) e Sally Fitzgibbons (AUS) na Austrália
2006 Jordy Smith (AFR) e Nicola Atherton (AUS) na Austrália
2005 Kekoa Bacalso (HAV) e Jessi Miley-Dyer (AUS) na Austrália
2004 Pablo Paulino (BRA) na Austrália
2003 Adriano de Souza (BRA) na Austrália
2002 não realizado por falta de datas
2001 Joel Parkinson (AUS) na Austrália
2000 Pedro Henrique (BRA) no Havaí
1999 Joel Parkinson (AUS) no Havaí
1998 Andy Irons (HAV) no Havaí

Exit mobile version