A partir desta terça-feira (18), grandes lendas do surfe voltam a vestir a lycra de competição para o Azores Airlines World Masters Championship.
Chancelado pela WSL, o evento é válido pelos mundiais Master e Grand Master e acontece até o domingo na praia de Santa Barbara, ilha de São Miguel, Portugal.
O Brasil será representado pelo ídolo Fabio Gouveia na categoria Master (entre 45 e 55 anos). Em 2011, na última edição do evento, Fabinho chegou até a final e foi barrado pelo campeão Nathan Webster (AUS).
Além de Fabinho, também participam da prova legends como Tom Curren, Sunny Garcia, Derek Ho, dentre outros. Na categoria Grand Master (acima de 55 anos), nomes como Cheyne Horan, Michael Ho e Wayne “Rabbit” Bartholomew competem nas boas ondas da região dos Açores.
Pela primeira vez, o Mundial Master também terá uma categoria Feminina. Serão seis surfistas, entre elas a heptacampeã mundial Layne Beachley e a tetracampeã Frieda Zamba.
Todas as três categorias têm a mesma premiação: US$ 18 mil para os vencedores e US$ 10 mil aos segundos colocados.
A última vez que o evento foi realizado foi em 2011, no Arpoador, Rio de Janeiro (RJ). Além de Nathan Webster na Master, o neozelandês Iain Buchanan saiu do Rio com o título da Grand Master.
O formato de disputa é diferente de circuitos tradicionais da WSL como Qualifying Series e Championship Tour. Na primeira fase, os surfistas são divididos em grupos e duelam entre si. Os que conseguirem as melhores pontuações na classificação geral avançam até o round decisivo.
A disputa será transmitida ao vivo pela WSL.