A África do Sul sediou entre os dias 18 e 26 de agosto o Kneeboard Surfing World Titles, competição mundial de surfe de joelho. Quatro atletas representaram o Brasil e Eduardo Machado garantiu a medalha de bronze na categoria Grand Master. Disputas foram realizadas em ondas que chegaram a 10 pés no pico de Jeffreys Bay.
“Foram dias incríveis, de muito surfe numa onda que sempre sonhei surfar. De repente eu estava ali, com apenas outras três pessoas no pico. Foi demais!”, contou o saquaremense Eduardo Machado. “O Kneeboard é uma modalidade de surfe que vem ressurgindo no mundo. Esperamos que tenhamos cada vez mais atletas pegando onda de joelho” acrescentou o surfista.
Lucas Honorato, Diego Azevedo e Marcos Farache foram os outros brasileiros que participaram da competição que contou com atletas de 12 países. O bicampeão mundial Chayne Simpson deu show e levou o ouro na categoria Open. A próxima etapa do mundial acontece em 2026. O local ainda não foi definido e o Brasil é candidato para sediar as disputas.