Surfe olímpico

Comitê anuncia data

Comitê Organizador de Tóquio define a data da estreia do surfe nos Jogos Olímpicos de 2021.

0
Italo Ferreira e Gabriel Medina representam o Brasil em Tóquio.

O dia 25 de julho de 2021 promete ser histórico para o surfe. Essa é a data definida pelo Comitê Organizador de Tóquio 2020 para a estreia da modalidade nos Jogos Olímpicos em 2021. O maior evento esportivo do Planeta estava marcado para este ano e foi adiado devido à pandemia do coronavírus.

Na última sexta-feira (17), o COI divulgou o calendário atualizado, com quatro dias seguidos de disputas e, em caso de falta de ondas nesse período, a programação prevê mais quatro dias de backup, de 29 a 1º de agosto.

O “Festival Olímpico de Surfe”, como o Comitê Organizador denomina, será realizado em Tsurigasaki Beach, na cidade de Chiba, a 40 quilômetros de Tóquio. Serão 40 atletas, sendo 20 no masculino e 20 no feminino, com no máximo dois representantes por país em cada gênero.

O Brasil contará com Italo Ferreira, Gabriel Medina, Tatiana Weston-Webb e Silvana Lima nas ondas japonesas. Os quatro com chances reais de medalhas.

Pelo cronograma anunciado, todos os surfistas competirão duas vezes no primeiro dia, das 7 às 16h20 (horário do Japão). No dia 26, das 7 às 16h40, será disputado o round 3, enquanto que no dia seguinte, das 7 às 14h20, será a vez das quartas de finais e semifinais.

Tatiana Weston-Webb e Silvana Lima ganharam a vaga no feminino.

Já o último dia, das 8 às 11h35, será reservado para as baterias decisivas pelas inéditas medalhas, primeiro com a disputa do bronze e em seguida a grande final, definindo ouro e prata.

As vagas brasileiras foram garantidas pelo ranking do Championship Tour (CT). Tatiana Weston-Webb, nascida no Rio Grande do Sul e que mora no Havaí, foi a primeira a ‘carimbar o passaporte’ e depois foi a vez da cearense radicada no Rio de Janeiro, Silvana Lima.

No masculino, o potiguar Italo Ferreira e o paulista Gabriel Medina asseguraram seus lugares com o título e o vice-campeonato no Circuito Mundial, respectivamente.

Programação do surfe nos Jogos Olímpicos de 2021:

Domingo, 25 de julho

Round 1 da categoria masculina
Round 1 da categoria feminina
Round 2 da categoria masculina
Round 2 da categoria feminina

Segunda-feira, 26 de julho

Round 3 da categoria feminina
Round 3 da categoria masculina

Terça-feira, 27 de julho

Quartas de final da categoria masculina
Quartas de final da categoria feminina
Semifinal da categoria masculina
Semifinal da categoria feminina

Quarta-feira, 28 de julho

Bateria da medalha de bronze feminina
Bateria da medalha de bronze masculina
Bateria da medalha de ouro feminina
Bateria da medalha de ouro masculina
Cerimônia de entrega de medalhas feminina
Cerimônia de entrega de medalhas masculina