Comitê Olímpico

Presidente vem do surfe

Ex-vice-presidente da ISA, Kirsty Coventry, ex-nadadora do Zimbabuê com sete medalhas em cinco edições dos Jogos, é eleita presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI).

0
Kirsty Coventry, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), era da International Surfing Association.IOC / Greg Martin
Kirsty Coventry, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), era da International Surfing Association.

Kirsty Coventry, ex-nadadora olímpica do Zimbábuê com sete medalhas em cinco edições dos Jogos, foi eleita presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI). Aos 41 anos, ela é a primeira mulher, a primeira africana e a pessoa mais jovem a assumir o cargo. Entre 2016 e 2024, foi vice-presidente da International Surfing Association (ISA), informa o portal Surf Total.

“Estou particularmente orgulhosa por ser a primeira mulher a presidir o Comité Olímpico Internacional, e também a primeira proveniente de África. Espero que esta votação seja uma inspiração para muitas pessoas. Hoje quebraram-se barreiras, e estou plenamente consciente das minhas responsabilidades enquanto modelo a seguir”, diz Kirsty.

Ainda de acordo com o site português, a eleição surge num momento-chave para o surfe olímpico. A ISA aguarda decisões do COI sobre várias propostas, como a inclusão do longboard nos Jogos de Los Angeles 2028, o aumento do número de atletas na pranchinha (de 24 para 36 por gênero) e a possível entrada das corridas de SUP em 2032. Além disso, o surfe poderá, pela primeira vez, receber parte das receitas dos direitos televisivos nos Jogos de LA28, algo do qual foi excluído em Tóquio 2020 e Paris 2024.

Apesar do antigo presidente Thomas Bach já ter sido favorável ao surfe, com a sua Agenda 2020 que abriu caminho aos “novos desportos jovens”, a eleição de Coventry representa uma aliança mais direta e pessoal. Fernando Aguerre, presidente da ISA, afirmou que ela é “uma grande amiga do surfe” e acredita que a sua liderança poderá ajudar a concretizar os objetivos da modalidade nos Jogos.

O Surf Total diz também que, no entanto, existe uma divergência entre Coventry e a ISA em relação à participação de atletas transgênero. Coventry apoia uma proibição geral da participação de mulheres trans nas provas femininas, enquanto a ISA permite a participação com base em critérios hormonais específicos. Coventry irá criar um grupo de trabalho para analisar o tema.

Apesar dessa diferença, a presença de Coventry no topo do COI é vista como uma vitória para o surfe e um sinal positivo para o seu futuro olímpico.

 Kirsty Coventry nas competições

Kirsty Leigh Coventry nasceu em 16 de setembro de 1983 em Harare, capital do Zimbábue, anteriormente conhecida como Rodésia. Ensinada por seu avô e mãe, ela aprendeu a nadar aos 2 anos de idade e se juntou ao seu primeiro clube de natação aos 6. Vinda de uma família esportista, Coventry exibiu um espírito competitivo desde cedo.

Fontes Surf Total e Olympics

 

Aviso:O Waves está implementando novas regras para os comentários postados neste fórum. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da matéria em questão. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar abaixo você concorda com nossos termos de uso.
Os comentários postados não representam a opinião do portal Waves e a responsabilidade é inteiramente do autor de cada mensagem.