O Open J-Bay marcou mais uma grande batalha no caminho rumo aos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Faltando cinco etapas para o término da temporada, os norte-americanos Kolohe Andino e Carissa Moore comandam as listas de classificação pelos rankings do Championship Tour.
Neste momento, o Brasil seria representado por Filipe Toledo, Italo Ferreira, Tatiana Weston-Webb e Silvana Lima, mas a briga promete ser intensa até o fim do ano, com Gabriel Medina ganhando muita força depois da vitória em Jeffreys Bay, África do Sul.
Cada país poderá levar dois representantes por gênero (masculino e feminino). São 10 surfistas elegíveis pelo ranking masculino do Tour e oito pelo ranking feminino.
Caso não tenha êxito e as vagas do seu país não tenham sido completadas pelo ranking do CT, o surfista pode ter outra chance no ISA World Surfing Games (2020 e 2019), Jogos Pan-Americanos de Lima 2019 e a Copa da Nação Anfitriã (exclusiva para o país-sede).
Ao todo serão 20 homens e 20 mulheres na competição.
No momento, o time dos Estados Unidos teria Carissa Moore, Lakey Peterson, Kolohe Andino e John John Florence, que ainda ocupa uma das vagas, mas já abriu mão do Tour em 2019 devido a uma cirurgia no joelho.
Com isso, o 11 vezes campeão mundial Kelly Slater fica em boa situação para disputar os Jogos. No momento, a distância entre eles é de 11.370 pontos.
A Austrália contaria com Ryan Callinan, Julian Wilson, Sally Fitzgibbons e Stephanie Gilmore.
A França tem três atletas no momento: Michel Bourez, Jeremy Flores e Johanne Defay.
Também estão se garantindo o japonês Kanoa Igarashi, o sul-africano Jordy Smith e a costa-riquenha Brisa Hennessy.
A estreia do surfe nas Olimpíadas de Tóquio 2020 já tem data definida pelo COI (Comitê Olímpico Internacional). A competição terá janela de espera de uma semana, entre os dias 26 de julho e 2 de agosto.
O palco da disputa será a praia de Tsurigasaki, em Chiba, pico localizado a 60 quilômetros da capital japonesa. Os Jogos Olímpicos começam no dia 24 de julho e vão até 9 de agosto de 2020.
O regulamento completo está disponível aqui.
Ranking olímpico
1 Kolohe Andino (EUA)
2 Filipe Toledo (BRA)
3 John John Florence (EUA)
4 Italo Ferreira (BRA)
5 Kanoa Igarashi (JAP)
6 Jordy Smith (AFR)
7 Ryan Callinan (AUS)
8 Julian Wilson (AUS)
9 Michel Bourez (FRA)
10 Jeremy Flores (FRA)
Feminino
1 Carissa Moore (EUA)
2 Sally Fitzgibbons (AUS)
3 Stephanie Gilmore (AUS)
4 Lakey Peterson (EUA)
5 Tatiana Weston-Webb (BRA)
6 Brisa Hennessy (CRI)
7 Johanne Defay (FRA)
8 Silvana Lima (BRA)