Depois de o surfe ser nomeado como esporte oficial da Califórnia (EUA), a ISA reafirmou seu compromisso de incluir a modalidade nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 e Los Angeles 2028.
No último mês, o deputado californiano Al Muratsuchi escreveu e trabalhou pela lei que determinou o surfe como o esporte oficial da Califórnia.
Enquanto a lei reconhece que a modalidade nasceu no Havaí, deixa claro que a Califórnia ajudou a revolucionar o surfe como ele é conhecido hoje. Maior centro da indústria de fabricação de pranchas, a Califórnia também é sede da ISA (International Surfing Association) e da WSL (World Surf League).
Ao anunciar a nova lei, Muratsuchi comentou que nenhum outro esporte representa o sonho californiano melhor que o surfe, acrescentando que a indústria movimenta em torno de US$ 6 bilhões por ano no estado.
“Com Los Angeles 2028 no horizonte, o estabelecimento do surfe a longo prazo no programa de esportes olímpicos mostraria as profundas conexões da Califórnia com o esporte”, diz Fernando Aguerre, presidente da ISA.
“É um momento emocionante para o surfe. Depois da estreia olímpica em Tóquio 2020, nossa esperança é aproveitar esse sucesso em Paris 2024, antes do que poderia ser um retorno muito especial em 2028. Tenho certeza de que falo por toda a comunidade do surfe quando digo que estamos animados com a nossa jornada olímpica”, finaliza o dirigente.