A cidade de Brisbane, na costa Leste da Austrália, será a sede das Olimpíadas de 2032. O anúncio foi feito em assembleia geral do Conselho Executivo do COI (Comitê Olímpico Internacional).
Ao Norte da Gold Coast, a cidade fica a cerca de uma hora de carro de Snapper Rocks – uma das direitas mais icônicas da Austrália e palco tradicional de etapas da perna australiana do CT, no Superbank.
Isso indica que, caso o surfe ainda faça parte das Olimpíadas em 2032, há boas chances de a competição da modalidade acontecer no point break de Snapper. Vale lembrar que o surfe ainda é uma modalidade em teste nos Jogos.
Por enquanto, o esporte só está garantido nesta edição do Japão e na edição da França (2024), com Teahupoo confirmado como palco.
Terceira vez na Austrália
Sem adversárias, a candidatura de Brisbane teve 72 votos a favor e cinco contrários, além de três abstenções. “O Comitê Olímpico Internacional tem a honra de anunciar que os Jogos da 35ª Olimpíada foram entregues a Brisbane, na Austrália”, disse Bach.
Lar de cerca de 2,3 milhões de pessoas e capital de Queensland, Brisbane será a terceira cidade australiana a sediar os Jogos Olímpicos: as duas primeiras foram Melbourne, em 1956, e Sydney, em 2000.
Antes disto, as próximas edições das Olimpíadas – que estão acontecendo em Tóquio neste mês – vão ser realizadas em Paris (2024) e Los Angeles (2028).
Com a confirmação de uma cidade australiana como sede em 2032, os Jogos Olímpicos passarão por cinco diferentes regiões em sequência: América do Sul (Rio), Ásia (Tóquio), Europa (Paris), América do Norte (Los Angeles) e Oceania (Brisbane).