Os Jogos Mundiais de Praia, que estava marcado entre os dias 5 e 12 de agosto em Bali, na Indonésia, foram cancelados. Em comunicado nesta terça-feira (4), a Associação dos Comitês Olímpicos Nacionais (ANOC) anunciou a desistência do país sede. Os Jogos contam com a modalidade do surfe. Segundo a ANOC, o Comitê Olímpico da Indonésia (KOI) se retirou do compromisso de sediar os Jogos e a Assembleia Geral da ANOC.
Ainda de acordo com a ANOC, a decisão tão tardia impede a Associação de encontrar um anfitrião alternativo e, por isso, não resta outra opção senão cancelar a edição deste ano dos Jogos. Relativamente à Assembleia Geral da ANOC, nas próximas semanas será tomada uma decisão sobre um novo local e datas.
Confira mais detalhes do comunicado:
O KOI afirmou que a decisão foi tomada depois que o orçamento não foi liberado pelo governo do país e agora não há tempo para entregar os Jogos. A ANOC está muito desapontada com as ações do KOI, que impedirão atletas de 100 Comitês Olímpicos (CONs) qualificados de cumprir suas ambições de competir nos Jogos.
A ANOC apresenta as suas sinceras desculpas a estes CONs, atletas e Federações Internacionais (IFs) que têm sido parceiros comprometidos do evento, e aos fãs de todo o mundo.
Embora houvessem desafios nos preparativos dos Jogos, como em qualquer grande evento multiesportivo, a ANOC foi regularmente assegurado pelo KOI de que soluções seriam encontradas e os Jogos continuariam conforme planejado.
A ANOC e o KOI se reuniram para reuniões semanais de coordenação e em nenhum momento o KOI indicou que havia problemas que levariam a tal resultado.
A prioridade imediata da ANOC é garantir que os atletas sejam apoiados e os NOCs e IFs sejam compensados da melhor maneira possível em função do cancelamento dos Jogos.