O brasileiro João Chianca competiu na sexta bateria da terceira fase contra o marroquino Ramzi Boukhian. A bateria foi bastante disputada uma vez que os dois competidores podem ser considerados especialistas neste tipo de condição: ondas tubulares com cerca de 3 metros.
Logo no início da bateria, com cerca de um minuto, João Chianca abriu a porteira e surfou uma bomba com muito estilo e determinação, recebendo a nota 8.33. Ele continuou mostrando total sintonia com as esquerdas, que surgiam em séries cada vez maiores, e emplacou outra boa nota, 6.70.
Ramzi Boukhiam respondeu com duas ondas, marcando primeiro 6.33 e depois 7.83, mas Chumbo manteve a liderança. Então, uma nova série entrou e Ramzi surfou uma ótima onda, entubando com classe e saindo na baforada, o que lhe rendeu 8.10. No entanto, Chumbo veio na onda seguinte e marcou 8.33.
Aos 15 minutos de bateria, o marroquino mostrou novamente sua classe e marcou 8.10. Logo depois, Chumbinho veio muito atrás do pico, saiu na baforada e ficou incólume, recebendo a nota 9.30. Mas Ramzi respondeu com um impressionante 9.70. Com vinte minutos de bateria, João precisava de 8.51. Faltando cerca de quatro minutos, ele pegou uma bomba e marcou 8.80, retomando a liderança. Nos últimos minutos, Ramzi ainda tentou reagir, mas a onda fechou.
Bateria realmente Olímpica!
Com o resultado, João Chianca avança para as quartas de final, onde enfrentará Gabriel Medina.
Resultado:
Gabriel Medina:18.10
Ramzi Boukhian: 17.80