Filipe Toledo, que perdeu na primeira fase dos Jogos Olímpicos, competiu na oitava e última bateria da repescagem dos Jogos Olímpicos 2024, realizada neste domingo (28) em ótimas ondas de cerca de 1,5 metros em Teahupoo, Taiti.
A bateria começou de forma morna e com dez minutos passados nenhuma onda havia sido surfada, mas a organização optou por não fazer o restart. A primeira onda foi surfada aos 13 minutos, com maestria e posicionamento perfeito por Filipe Toledo, que recebeu a nota 7.33. Em seguida, Toledo pegou uma onda fraca, obtendo 0.43. Com um ótimo ritmo, ele pegou uma marola e deu um confere de backside, mas a onda não armou, resultando em 2.17.
Faltando cerca de oito minutos, o neo-zelandês Billy Stairmand pegou uma boa onda e executou um ótimo tubo, recebendo 8.50. Com pouco mais de cinco minutos para o final, Toledo mostrou muita concentração e foco ao pegar a maior onda da bateria, dropando atrás do pico, vencendo o foam ball e saindo incólume na baforada, recebendo 9.67, segunda maior nota do evento, que somada ao 7.33 formou a melhor média do dia, 17.0.
Billy Stairmand tentou reagir, mas sua melhor nota foi 5.83, insuficiente para ultrapassar o brasileiro. Com cerca de três minutos para o final, Toledo pegou mais uma esquerdinha e entubou, mas a onda não entrou no somatório.
Resultado Final:
Filipe Toledo 17.0
Billy Stairmand 14.0