Jogos Olímpicos

Scooby dá a letra: “surfista tem medo de falar”

Pedro Scooby fala sobre substituição de juiz que em sua opinião prejudicaria Gabriel Medina.

0
Pedro Scooby – reprodução instagram.Pedro Scooby - reprodução instagram.
Pedro Scooby – reprodução instagram.

Pedro Scooby comentou a exclusão do árbitro australiano Ben Lowe das Olimpíadas de Paris após uma foto polêmica com um dos surfistas, desencadeando uma série de declarações sobre justiça no surfe.

O que aconteceu

Scooby revelou que fez a denúncia porque muitos surfistas têm receio de se comprometer:

“Os atletas têm medo de se expor”, afirmou. Ele destacou que o surfe é um esporte relativamente pequeno e que os competidores evitam se indispor. Scooby mencionou a WSL, organizadora do principal circuito mundial, cujos profissionais também atuam na ISA, entidade responsável pelas competições de surfe nas Olimpíadas.

O surfista destacou a indignação da comunidade brasileira do surfe: “Não queremos privilégio, só justiça”. Ele criticou a atuação de Ben Lowe, acusando-o de ser injusto nas avaliações de Gabriel Medina, tanto nos Jogos de Tóquio quanto em etapas da WSL.

Bede Durbidge, Ethan Ewing e Ben Lowe o juiz da polêmica.Reprodução - Bede Durbidge, Ethan Ewing e Ben Lowe
Bede Durbidge, Ethan Ewing e Ben Lowe o juiz da polêmica.

Aproveitando a visibilidade das Olimpíadas, Scooby reforçou a denúncia: “Não é normal um juiz tirar foto com um atleta no dia do campeonato”. Ele defendeu que é hora do surfe evoluir e relatou ter recebido apoio de outros surfistas.

Scooby disse não temer represálias. Atualmente comentarista da CazéTV e competidor na WSL, ele deu essas declarações durante a transmissão antes do duelo entre Medina e João Chianca nas quartas de final do surfe nas Olimpíadas de Paris.

“Falei porque o surfe é um esporte pequeno… Os surfistas às vezes têm medo de se comprometer, de falar. Eu entendo, por causa das marcas, é meio que todo mundo amigo, é uma entidade só. Existe a ISA, mas os atletas valorizam muito a WSL.”

Gabriel Medina está na semifinal dos surfe nos Jogos Olímpicos 2024, Teahupoo, Taiti.

“Não queremos privilégio, só justiça, e não estava sendo justo. Acho que chegou o momento de o surfe crescer, dar esse passo. Não é normal e não é para ser normal um juiz tirar foto com um atleta no dia do campeonato.”

O que mais Scooby disse

Esporte pequeno: “Está na hora de o surfe crescer. Na WSL, não acontece porque todo mundo tem medo de se expor. Eu até entendo, por ser um esporte pequeno, os surfistas têm medo de se comprometer.”

Nem aí: “Sou surfista da WSL, atual campeão mundial em Nazaré, mas não estou nem aí. Se quiserem fazer algo comigo, podem fazer.”

Histórico contra Medina: “Não vou ficar calado porque ele também é juiz da WSL e vi ele ser injusto algumas vezes com o Gabriel. Na WSL, não aparece o nome do juiz, só a bandeira. Nunca era explícito que era ele. Isso já aconteceu nas últimas Olimpíadas também.”

Tatiana Weston-Webb está nas semifinais dos Jogos Olímpicos 2024, Teahupoo, Taiti.

Sem engolir: “Não sou de ficar arrumando confusão na internet, mas todos estavam fartos. Recebi muitas mensagens de agradecimento de brasileiros, de pessoas de marcas. Precisava falar, e as Olimpíadas foram a melhor oportunidade para a comunidade entender que o surfe precisa avançar.”

Entenda o caso

Na última quarta-feira (31), Scooby postou um vídeo nas redes sociais criticando Ben Lowe e divulgou uma foto do árbitro ao lado do australiano Ethan Ewing, que poderia enfrentar Medina na semifinal. Ewing foi eliminado nas quartas por Jack Robinson, próximo rival de Medina.

Scooby afirmou que Lowe já havia sido denunciado em Tóquio 2020 por supostamente dar notas mais altas aos adversários de Medina. Após a repercussão, a ISA decidiu remover o juiz da competição para “proteger a integridade e a justiça na competição em curso”. A associação declarou que “é inapropriado que um juiz interaja dessa maneira com um atleta e sua equipe”.
Fonte UOL