Neste sábado (27), teve início o surfe nos Jogos Olímpicos 2024 em Teahupoo, Taiti, com ondas de cerca de 2 metros nas séries, proporcionando tubos e manobras. Entre os homens Gabriel Medina e João Chianca garantiram suas vagas para o terceiro round. Já filipe Toledo caiu para a repescagem.
Entre as mulheres, o Brasil começou com Tatiana Weston-Webb, que estreou na quarta bateria contra duas adversárias fortes na disputa pelo ouro olímpico: Molly Picklum (AUS) e Caitlin Simmers (EUA).
A primeira onda foi surfada por Caitlin Simmers, conhecida por sua atitude e talento. A americana de apenas 18 anos, considerada um fenômeno do surfe mundial, dropou de grab rail, mas não conseguiu manter a prancha no trilho e rodou com o lip, obtendo uma nota de 1.83. Na sequência, Molly Picklum fez outra onda com critério fraco, marcando 1.57.
A goofy footer Tatiana, competindo contra duas regular footers, optou por ficar com a prioridade e escolher uma boa onda. Com cerca de sete minutos de bateria, Tati fez o que sabe bem: dropou, entocou e saiu tranquilamente, emplacando 5.83.
A primeira resposta à altura veio de Caitlin Simmers, que entubou bem no high-line de backside e marcou 6.50. Tati respondeu na sequência com uma onda que parecia ser excelente, mas não conseguiu segurar e foi vencida pelo foam ball.
Tati não desistiu, remou em uma esquerda grande para o dia, mas infelizmente caiu. Demonstrando concentração, ela pegou uma onda (4.50) na qual fez o tubo e emendou duas rasgadas, mostrando a facilidade com a qual ficou em pé sobre a bancada, coisa de havaiana-brasileira.
Suas adversárias responderam na sequência com Molly marcando 5.77 e Caitlin 6.43. Nesse momento, faltando pouco mais de dois minutos para o final, Tati perdeu a liderança para Caitlin, ficando a brasileira precisando de 7.91 para avançar. No resultado final, Tati e Molly caíram para a repescagem, enquanto a americana seguiu para o terceiro round.
Na sexta bateria do primeiro round feminino, teremos Tainá Hinckel (BRA), Camila Kemp (ALE) e Luana Silva (BRA). Pela previsão do mar, as repescagens do masculino e do feminino devem acontecer neste domingo.
1 – (1) Caroline Marks (EUA), (2) Sarah Baum (AFS), (3) Yolanda Hopkind (POR)
2 – (1)Vahine Fierro (FRA), (2) Sol Aguirre (PER), (3) Janire Etxabarri (ESP) e
3 – (1) Tyler Wrigth (AUS), (2) Anat Lelior (ISR) (3) Sanoa Dempfle-Olin (CAN)
4 – (1) Caitlin Simmers (EUA) (2)Tatiana Weston-Webb (BRA) e (3) Molly Picklun (AUS)
5 – Johanne Defay (FRA), Brisa Hennessy (CRC) e Candelaria Resano (NIC)
6 – Tainá Hinckel (BRA), Camila Kemp (ALE) e Luana Silva (BRA)
7 – Nadia Erosarbe (ESP), Sigi Yang (CHN) e Saffi Vette (NZL)
8 – Carissa Moore (EUA), Teresa Bonvalot (POR) e Shino Matsuda (JAP)