A primeira semifinal do surfe nos Jogos Olímpicos de 2024 foi realizada nesta segunda-feira (5), em Teahupoo, Taiti. A bateria entre o local Kauli Vaast (FRA) e Alonso Correa (PER) ocorreu em ondas com cerca de 1 metro, um pouco mexidas pelo vento e com alguns tubos ocasionais. No entanto, as manobras dominaram a disputa.
Kauli foi o primeiro a pegar uma onda representativa, conseguindo combinar uma rasgada em um pequeno tubo, o que lhe valeu a nota 4.0. Na sequência, Alonso respondeu com uma onda que lhe rendeu 5.67. Em seguida, Kauli pegou outra onda regular, obtendo 3.93. Nesse momento, ele assumiu a liderança da bateria, mas Alonso respondeu com uma nota 5.83 e logo em seguida adicionou uma onda de 5.13 ao seu somatório.
Faltando cerca de três minutos para o fim da bateria, Alonso manteve a prioridade e precisava de uma nota 5.33 para virar a disputa, contudo, a onda boa não vem e Kauli garante a vaga na final.
Na próxima semifinal Gabriel Medina enfrentará o australiano Jack Robinson, enquanto Tatiana Weston-Webb enfrentará a costarriquenha Brisa Hennessy, que eliminou Luana Silva nas quartas de final.