As Olimpíadas Paris 2024 começa no próximo dia 26 de julho com a cerimônia da abertura na França. E participar dos Jogos Olímpicos é o sonho e o momento mais importante da vida esportiva de todos os atletas.
Os atletas fazem todo o possível para se apresentarem no auge da forma física e mental. No caso do surfe, que terá a competição em Teahupoo, Taiti, além da preparação física e mental, há também uma atenção especial à escolha das pranchas mais adequadas para todas as condições que o mar possa apresentar nos dias do torneio.
Neste sentido, João Chianca, além da criteriosa escolha de seu quiver, decidiu dar às pranchas uma decoração especial com a pintura do Cristo Redentor, um dos maiores símbolos do país que ele tanto tem orgulho de representar: o Brasil.
No entanto, ele foi informado pelo Comitê Olímpico que a imagem do Cristo Redentor não é permitida, visto ser uma figura religiosa e contrariar o artigo 50 do regulamento Olímpico, que “não permite nenhum tipo de manifestação ou propaganda política, religiosa ou racial em qualquer local olímpico ou outro local”.
Essa regra visa manter a neutralidade total durante os Jogos Olímpicos, evitando qualquer tipo de controvérsia que possa surgir de símbolos ou mensagens exibidos pelos atletas.
Fonte Surf Total