Antes dos próximos Jogos Olímpicos de Paris 2024, a International Surfing Association (ISA) recomenda que os atletas utilizem capacetes na onda de Teahupoo, Taiti. A recomendação foi emitida depois de consultas com os surfistas e comissão médica da ISA.
Teahupoo, no Taiti, é um recife de coral que cria condições únicas. As ondas do Oceano Pacífico atingem diretamente a rasa, gerando tubos que capturaram a imaginação do mundo.
A onda de Teahupoo já foi palco de diversos eventos internacionais ao longo dos anos e é reverenciada por surfistas de todo o planeta. Como acontece com a maioria dos esportes de ação praticados em ambientes naturais abertos, as ondas também apresentam um risco para os atletas.
Capacetes especialmente projetados para o surfe oferecem proteção significativa contra lesões, reduzindo os riscos envolvidos. Apesar de não serem obrigatórios e, portanto, uma decisão pessoal de cada surfista, a ISA incentiva seu uso para garantir o bem-estar e a segurança dos atletas.
“As incríveis ondas de Teahupoo são uma das grandes maravilhas do mundo. Estamos muito entusiasmados em apresentar este local incrível a bilhões de pessoas em todo o mundo através dos Jogos Olímpicos. A saúde e a segurança dos atletas são nossa maior prioridade e, como organização, recomendamos fortemente que os surfistas utilizem capacetes protetores”, fala Fernando Aguerre, presidente da ISA.
Fonte ISA