A International Surfing Association (ISA) informou em nota à imprensa que recebeu com decepção a decisão do Comitê Olímpico Internacional (COI) de não incluir o Longboard nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028 (LA28).
Além do pedido negado para inclusão do long, a entidade também recebeu negativa para adicionais atletas na pranchinha. A ISA entende e aplaude o esforço contínuo do COI pela igualdade de gênero como um dos principais critérios por trás de suas decisões sobre os eventos e cotas para LA28.
A ISA acredita firmemente no valor do Longboard e no alcance global crescente do esporte em seus muitos eventos e disciplinas. O sucesso comprovado do Longboard nos Jogos Pan-Americanos é um testemunho de seu valor. A ISA diz também que permanece comprometida com o crescimento e desenvolvimento contínuos do esporte por meio de campeonatos mundiais.
“Obviamente, estamos desapontados em receber a notícia de que o Longboard não fará parte de LA28 e que não receberemos mais vagas para nossos atletas, mas acredito que ainda estamos apenas nos estágios iniciais de nossa longa jornada olímpica”, diz o Presidente da ISA, Fernando Aguerre.
“Estamos orgulhosos da contribuição do surfe para o sucesso dos Jogos Olímpicos e continuaremos a avançar em nossos esforços para fazer campanha pela inclusão do Longboard nos Jogos Olímpicos de Brisbane 2032 e além. Esperamos trabalhar em estreita colaboração com o COI e o Comitê Organizador de Brisbane para destacar o valor do nosso esporte no palco olímpico”, afirma.
“Como surfistas, sabemos que encontrar a onda perfeita leva tempo. Em nosso esporte, aprendemos paciência, paixão e persistência. Essas são características que a ISA sempre demonstrou ao longo de nossa jornada de quase 30 anos para ver a estreia do surfe em Tóquio. Continuaremos a colocar a mesma energia em nossas ambições olímpicas para o futuro”, finaliza.