Nesta quinta-feira (2) começou o PENA Paracuru Pro, a 4ª e última etapa do Circuito Cearense de Surfe 2021. Nas boas direitas da famosa Praia do Ronco do Mar, em Paracuru, alguns dos principais atletas da competição deram um verdadeiro show de surfe.
Os primeiros a caírem na água foram os competidores da Open, com o líder Eugênio Alves iniciando os trabalhos logo na bateria de estreia do evento e garantindo a vaga, além de manter o sonho do título na Fase 2 da competição. Quem também avançou de olho no título foi o surfista local Thiago Eduardo. Ele abusou do conhecimento do pico para cravar a maior nota (9 pontos) e somatório (17 pontos) do primeiro dia de competição.
Outro grande destaque da categoria no primeiro dia foi a atuação do mais novo campeão Sul-Americano Pro Junior WSL, o cearense Cauã Costa. Ele venceu todas as três baterias que disputou, uma na Open e duas na Profissional.
Na sequência foi a vez dos competidores da Sub 16 apresentarem seu arsenal de manobras com destaque para John John Aves, que chegou ao evento já como campeão antecipado da categoria, tendo em vista que nenhum de seus adversários poderá ultrapassar seus 2800 pontos conquistados nas três primeiras etapas do Circuito.
Profissionais na Área
O espetáculo mais esperado do dia foi a apresentação dos Profissionais, que aproveitaram as boas condições do mar para mostrar toda a versatilidade e talento do surfista cearense e brasileiro. Destaque para o local Pedro Rian e o paulista Daniel Adisaka, os únicos que atingiram a casa dos 16 pontos de somatório entre os Profissionais, com o cearense anotando 16,00 pontos de 20 possíveis e o paulista cravando 16,50.
Apesar do show dos principais astros da competição, todos os olhares estão voltados para a próxima fase da Pro, em que os três que disputam o título mais importante do surfe cearense irão estrear no evento. O líder Glauciano Rodrigues só precisa garantir vaga na final para conquistar seu primeiro título como profissional, independente do resultado de seus adversários.
Já para Charlie Brown, atual terceiro do ranking, e Edvan Silva, o quarto, a missão é um pouco mais complicada. Para Charlie conquistar o bicampeonato ele precisa vencer a competição e torcer para que Glauciano termine em 7º ou abaixo disso. E Edvan, se quiser se tornar pentacampeão cearense Pro, vai precisar, além de vencer o evento, contar com um tropeço de Glauciano, que deverá finalizar a competição na 5ª colocação ou abaixo desse resultado.
Seguindo o cronograma, tanto as oitavas de final, quanto as quartas estão previstas para cair na água nesta sexta-feira (3) e inevitavelmente, caso não haja mudança no cronograma, conheceremos o nome do grande campeão cearense de Surfe Profissional 2021 ao final do dia. Também cairão na água, no segundo dia de competição, os competidores das categorias Sub 10, Sub 12, Sub 14, Sub 16, Sub 18 e Open.
Para Amélio Júnior, Presidente da Federação de Surfe do Estado do Ceará, voltar ao Paracuru é sempre uma grande satisfação e motivo de alegria, já que a etapa é uma das mais tradicionais do certame cearense de surfe.
“Nesses mais de 30 anos de eventos de surfe no estado do Ceará o município de Paracuru sempre assumiu papel de protagonista. São incontáveis lembranças de grandes batalhas e decisões emocionantes nessas ondas. E aqui o mar nunca negou fogo e sempre que o circuito finalizou por aqui as ondas foram mais um atrativo e os duelos eletrizantes”, afirma Amélio.
“Não posso deixar de reforçar a importância do poder público no sucesso de um evento como esse e nesse sentido o prefeito Wembley tem demonstrado grande comprometimento com o crescimento e desenvolvimento não só do surfe, como também de outros esportes que têm tradição no município”, enfatiza o dirigente.
Categorias em disputa
As categorias em disputa no Circuito Cearense de Surfe 2021 são: Sub 08, Sub10, Sub 12, Sub 14, Sub 16, Sub 18, Open Masculino e Feminino (sem limite de idade), Profissional (sem limite de idade), Feminino Junior (até 18 anos), Master (a partir de 35 anos), Kahuna (a partir de 45 anos), Legend (a partir de 55 anos), Longboard Open (sem limite de idade), Long Master (a partir de 35 anos), Long Feminino (sem limite de idade), Surfe Adaptado Open e Surfe Adaptado Cadeirante.
Você pode conferir tudo o que rola no PENA Paracuru Pro 2021 Ao Vivo, neste link.
O campeonato conta com o patrocínio da Pena, Governo do Estado (SEJUV) e Prefeitura de Paracuru (Sejel). Apoio: D’Cofibras, Orbe Telecom, Revista Beach Show, Açaí Mix, Hotel Vento Brasil e ABRASP. Realização: Federação de Surf do Estado do Ceará e Top 16 Promoções.