Ryan Kainalo deu show no México e colocou na bagagem dois troféus do Tour Continental ALAS 2021. O brasileiro venceu a categoria Júnior e foi vice na Open da primeira etapa do circuito. A competição foi disputada na Playa Revolcadero, que funcionou com altas ondas para as finais.
O paulista de 16 anos participou de cinco baterias no sábado, e na final Júnior marcou 17.56 pontos para deixar o panamenho Tao Rodríguez (16.20) em segundo lugar, o costa-riquenho Sam Reidy em terceiro (13.40) e o também surfista do Panamá, Isauro Elizondo, em quarto (12.27).
A final da Open foi no formato homem a homem e teve Ryan contra Miguel Tudela, peruano classificado para as Olimpíadas de Tóquio. O brasileiro estava na frente até bem perto do fim, porém Miguel pegou uma das ondas mais pesadas de toda a prova, fez duas manobras de impacto, arrancou 9.47 pontos e passou pra frente para vencer pelo placar de 17.30 a 14.67.
Com os resultados na etapa organizada pela Associação Latino-Americana de Surfistas Profissionais (ALAS), Ryan faturou US$ 3.800,00 na Júnior e US$ 3.600 na Open.
A competição teve ainda as disputas da categoria Open Feminina. A brasileira Karol Ribeiro foi até as semifinais. A campeã foi a peruana Sol Aguirre, seguida das argentinas Lucia Cosoleto (2ª) e Lucia Indurain (3ª), e da porto-riquenha Havanna Cabrero (4ª).
Resultados da 1ª etapa do Tour Continental ALAS 2021
Open Masculina
1º Miguel Tudela (PER)
2º Ryan Kainalo (BRA)
Open Feminina
1ª Sol Aguirre (PER)
2ª Lucia Cosoleto (ARG)
3ª Lucia Indurain (ARG)
4ª Havanna Cabrero (PRI)
Júnior Masculina
1º Ryan Kainalo (BRA)
2º Tao Rodríguez (PAN)
3º Sam Reidy (CRC)
4º Isauro Elizondo (PAN)