Backdoor Shootout 2025

Dada a largada no Havaí

Sem brasileiros entre convidados, Da Hui Backdoor Shootout 2025 começa em fim de semana de boas ondas em Pipeline, Havaí. Kelly Slater é uma das atrações. Confira equipes.

0

A edição de 2025 do já tradicional Da Hui Backdoor Shootout, em memória de Duke Kahanamoku, considerado o pai do surfe moderno, começou no último sábado (4) em Pipeline, Havaí. O torneio tem janela aberta até o dia 16 de janeiro. Nenhum brasileiro compete.

A atração fica por conta de Kelly Slater, que havia anunciado a aposentadoria em 2024, mas segue caindo no mar nas competições. O 11x campeão mundial está na equipe New Earth Project.

Segundo a Surfline, a previsão para o sábado, dia de abertura da competição, era pequeno e limpo pela manhã, com as série crescendo ao longo do dia. O dia começou com as categorias de SUP e longboard.

Já no segundo dia o vento sudoeste chegou e atrapalhou a ondulação presente. Mas o evento rolou com a pranchinha na água.

Formato de disputa

O Da Hui Backdoor Shootout se distingue como um evento que desafia os padrões tradicionais de competições de surfe, segundo a organização. Ao invés de adotar o formato de baterias individuais, o evento organiza oito equipes de pranchinha, cada uma composta por cinco surfistas.

Cada equipe dispõe do mesmo tempo para surfar. O objetivo principal é simples, que é pegar o maior número possível de tubos. As pontuações individuais de cada membro da equipe são somadas, determinando a equipe vencedora. Além disso, o evento também premia o surfista que individualmente obtiver a maior pontuação.

Times na disputa

North Shore Boys (NSB): Billy Kemper, Barron Mamiya, Billy Kemper, Kala Grace, Eli Olson, Jamie O’Brien;

Snapt5: Logan Dulien, Mason Ho, Benji Brand, Josh Moniz, Clay Marzo, Parker Coffin, Harry Bryant;

Japão: Kawika Stant, Shinpei Horiguchi, Riaru Ito, Riku Matsumoto, Shogo Harada, Shohei Kato;

NSSS Ohana: Coral Chandler, Eala Stewart, Makai McNamara, Landon McNamara, Steve Roberson, Legend Chandler;

Volcom: Dave Riddle, Balaram Stack, Moana Jones-Wong, Noa Deane, Makana Pang, Jake Maki, Maikai Burdine;

96712: Makua Rothman, Koa Rothman, Makua Rothman, Ivan Florence, Nathan Florence, Jose Angel;

New Earth Project: Peter King, Kelly Slater, Bethany Hamilton, Kai Lenny, Koa Smith, Kaulana Apo, Luke Tema, Hayden Pacarro;

Peru: Alvaro Malpartida, Alonso Correa, Joaquin Del Castillo, Cristobal de Col, Gabriel Villaran, Alvaro Malpartida, Noah de Col, Bastian Pierce.

Edição de 2024

No evento de 2024, Billy Kemper foi o grande campeão e levou para casa um cheque de U$ 50 mil (cerca de R$ 246 mil). Kemper teve excelente performance durante a competição, incluindo uma onda surfada para Pipe que lhe rendeu nota 10. Completaram o pódio, Seth Moniz, na segunda colocação; Jamie O’Brien, no terceiro lugar e Balaram Stack, em quarto.

Entre as equipes, a Volcom, que foi formada pelos atletas Moana Jones Wong, Balaram Stack, Makana Pang, Makai Burdine e Noa Deane, ficou na liderança. Na categoria SUP o campeão foi Mo Freitas; na Longboard, Mananalu Chandler; e na Bodysurf o vencedor foi Mel Keawe.

Assista mais vídeos no canal Surfline.

Leia Mais

Evento confirmado no Havaí