BC Surf Festival

Veteranos caem no mar

Segundo dia do CBSurf BC Surf Festival tem primeiras fases da Master, Grand Master, Kahuna e Legends. Master Júnior Rocha brilha com maiores notas em Balneário Camboriú (SC).

0

O segundo dia do CBSurf BC Surf Festival 2024, apresentado pela Jisk, teve a realização das primeiras fases das categorias Master 35+, Grand Master 40+, Kahuna 45+ e Legends 55+ na última quinta-feira (26), na Praia Central de Balneário Camboriú (SC), pelo circuito brasileiro master.

A categoria Grand Kahuna 50+ abre o cronograma oficial desta sexta-feira. O evento define os campeões brasileiros dos circuitos CBSurf Master Tour, Longboard e Sup Surf 2024.

A categoria Master 35+ colocou na água as oito baterias do primeiro round. O destaque desta rodada foi o vice-líder do ranking Júnior Rocha (RN) com a maior nota (7.33 pontos) e maior média da categoria (12.83) na quarta bateria do dia.

Na primeira bateria do dia, o número três do ranking Jussemir Júnior (SC) somou 10.14 pontos para vencer o confronto, deixando Dárcio Dias (SP) em segundo. O líder da Master 35+ Diego Rosa (SC) se classificou em segundo lugar na quinta bateria do dia, vencida pelo cearense Duda Carneiro.

Outra disputa eletrizante reuniu na segunda bateria do dia os ex-tops do Circuito Mundial Guilherme Herdy (RJ) e Jihad Khodr (PR), o cearense Glauciano Rodrigues, integrante do CBSurf Dream Tour 2024 e o pernambucano Sérgio Rocha.

Glauciano optou por atacar mais as esquerdas, e marcou a melhor nota da bateria (6.67). Ele venceu o confronto, seguido de perto por Jihad Khodr (PR). Guilherme Herdy terminou em terceiro com Sérgio Rocha em quarto.

“Minha prancha está muito boa para essas condições de mar aqui do campeonato, então consegui soltar o meu surf e me classificar bem para a próxima fase”, resume Glauciano.

Fechando a lista dos melhores ranqueados da Master 35+, o cearense Itim Silva – quarto do ranking – se classificou em segundo na bateria, vencida pelo inspirado Péricles Dimitri(PR), que marcou duas notas 6.33 pontos.

Grand Master 40+ – Mais oito confrontos formaram o primeiro round da Grand Master 40+. O líder do ranking Wallace Sampaio (BA) começou devagar, mas foi entrando no ritmo da bateria nos minutos finais. Ele surfou duas ondas boas em sequencia, saindo da quarta para a primeira posição. Duda Carneiro (CE), que liderou boa parte da disputa, classificou-se em segundo.

O vice-líder do ranking Flávio Costa (RJ) apostou no seu surfe de backside para vencer a quarta disputa da Grand Master. Ele somou 9.34 pontos em suas duas ondas contra 9.00 do segundo colocado, o paranaense Márcio Veiga.

Legends 55+ – Reunindo os surfistas mais experientes do circuito, a Legends 55+ foi a terceira categoria do dia a entrar na água, com a realização das quatro baterias do primeiro round.

Os dois primeiros colocados do ranking conseguiram classificação direto para a próxima fase. O vice-líder Jojó de Olivença (SP) venceu com tranquilidade a segunda bateria, com o paulista Edson Pereira na segunda posição.

No confronto seguinte o líder da categoria Legends 55+ Armando Macie l(SC) se garantiu na primeira colocação, vencendo uma bateria bastante disputada contra o paulista Petronio Lucas, que terminou com a segunda vaga.

O maior somatório desta categoria foi de Stewart Dean (SC), que totalizou 11.84 pontos em suas duas melhores apresentações. Ele se classificou em primeiro, junto com o carioca Sérgio Noronha na segunda posição.

Categoria Kahuna 45+ – A última categoria a entrar na água foi a Kahuna 45+, com oito baterias da primeira fase. Márcio Leal (SC) fez o maior somatório da rodada com 12.93 pontos em suas duas melhores ondas. Essa categoria reuniu atletas renomados que fizeram história no surfe brasileiro e mundial nas últimas décadas.

O ex-top da elite mundial nos anos 90, Victor Ribas (RJ), estreou em grande estilo na prova, vencendo a quarta bateria do primeiro round com duas melhores ondas do confronto (5.27 e 4.13). Em segundo ficou o vice-líder do circuito Jerônimo Bomfim (BA), que travou uma bela disputa com Vitinho pela liderança da bateria.

Na sequência mais um ex-top do circuito mundial se apresentou na praia Central de Balneário Camboriú. O niteroiense Guilherme Herdy (RJ) dominou as ações do início ao fim, fazendo as duas melhores notas (6.67 e 6.00) para vencer a bateria. Em segundo lugar ficou o líder do circuito na Kahuna 45+, Klinger Peixoto (AL).

“A bateria foi bem disputada. Desde o começo, a estratégia era sempre buscar ondas com potencial de pontuação, para fazer manobras fortes na parte crítica”, revela Klinger Peixoto.

Ocupando a terceira colocação no ranking, Júnior Rocha está na briga direta pelo título após três etapas, a pouco mais de 300 pontos de distância do líder Klinger Peixoto (AL). Júnior Rocha foi consistente em suas performances, e venceu a disputa.

CBSurf BC Surf Festival apresentado por Jisk

Realização: Confederação Brasileira de Surf – CBSurf com colaboração da Federação Catarinense de Surf – Fecasurf e Associação de Surf de Balneário Camboriú – ASBC

Patrocínio: Jisk, Prefeitura de Balneário Camboriú e Fundação Municipal de Balneário Camboriú.

Apoio: MB Marketing Esportivo, D’Vicz, Pró-Ilha, CCS Telecon, Samoa, FuWax, Surfland Brasil e D’Sintra Hotel.