CBSurf Pro Tour 2020

Tudo pronto em Ubatuba

CBSurf Pro Tour começa nesta terça-feira (27) com a categoria Feminina em Ubatuba (SP).

0
Julia Santos é uma das competidoras do CBSurf Pro Tour na Praia Grande de Ubatuba.

Com previsão de boas ondas, o CBSurf Pro Tour 2020 começa nesta terça-feira (27), na Praia Grande, Ubatuba (SP). A categoria Feminina abre as disputas e deve definir a vencedora logo no primeiro dia. A cearense Silvana Lima, que está classificada para competir na estreia do surfe nos Jogos Olímpicos de Tóquio, no próximo ano, é a grande atração.

A primeira bateria está programada para entrar no mar às 8 horas e a finalíssima, às 13h55, mas a organização ressalta que o cronograma pode sofrer alterações diante das condições do mar. A etapa marca a retomada das competições oficiais, reunindo 144 surfistas de 12 estados, 32 no feminino e 112 no masculino, com R$ 80 mil de premiação, divididos igualmente entre as duas categorias, sendo R$ 12 mil aos vencedores.

No total, serão três dias de disputas, com as baterias transmitidas ao vivo pelo site da Federação Paulista de Surf. Durante o evento, os atletas deverão seguir, rigorosamente, os protocolos de segurança divulgados antes do ato de inscrição, como a obrigatoriedade do uso de máscaras e o distanciamento social nas áreas próximas ao palanque, sob pena de desclassificação, em caso de não cumprimento das medidas definidas.

“Para Ubatuba, que tem total identidade com o surfe, é uma honra receber a retomada do CBSurf Pro Tour. Estamos tomando todos os cuidados possíveis, com protocolos de segurança para atletas e participantes do evento e esperamos que a etapa seja, novamente, um grande sucesso”, diz o secretário de esportes de Ubatuba, Alberto Jacob, lembrando que a etapa será realizada na mesma praia onde foi inaugurada, recentemente, a segunda sede da escolinha municipal de surfe.

Sustentabilidade A etapa também será marcada pela valorização às ações em prol da sustentabilidade e respeito ao meio ambiente, com as camisas de competição – usadas para identificar os atletas no mar – feitas com tecido desenvolvido a partir da reciclagem de garrafas Pet, que são reduzidas a fios para a produção do tecido. A iniciativa é da Silverbay, em parceria com a Coltex, com o objetivo de minimizar o impacto ambiental gerado por seus produtos, usando matérias primas mais conscientes para o planeta.

Ian Gouveia Além de Silvana, o evento contará com outras estrelas brasileiras que já figuraram no Championship Tour (CT). Entre eles, Ian Gouveia, filho do ícone Fábio Gouveia, que pretende aproveitar a folga no calendário do Circuito Mundial para se dedicar ao título do CBSurf Pro Tour.

“Estou feliz de ter a oportunidade de competir de novo, desde o começo da pandemia. É o primeiro evento válido como competição e, com certeza, penso em título. Nunca disputei o título brasileiro, porque sempre estava me dedicando ao mundial e vai ser muito bom focar aqui no Brasil”, fala Ian.