A categoria masculino entrou no mar pela primeira vez na última quarta-feira (18), no Corona Cero Dream Tour São Chico, São Francisco do Sul (SC), competição que representa a Divisão Principal da Confederação Brasileira de Surf – CBSurf e está em sua 3ª etapa, . As baterias aconteceram na Praia Grande, já que o evento conta com duas estruturas, na Praia Grande e Prainha.
A manhã começou com altas ondas e, logo na primeira disputa do dia, Michael Rodrigues conquistou a nota mais alta da competição até então, 9.50. Michael e Tales Araújo, que também avançou para a fase 2, deram um show na água e elogiaram a novidade das duas estruturas disponíveis simultaneamente dentro do Circuito.
“O grande destaque vai pra CBSurf pelo golaço que marcaram, colocando um palanque aqui na Praia Grande, acho que isso é muito válido e engrandece o esporte. Fico muito feliz de estar aqui e ver que todas as pessoas que estão trabalhando no evento entendem de surfe. Ontem estava vendo o mar e até o pessoal da Dream Factory, que realiza o evento, também entendem muito de surfe. Então é maravilhoso estar nesse ambiente, onde todos trocam ideia e buscam as melhores oportunidades sempre. Ter dois palanques funcionando e prontos para serem usados é um golaço para o esporte”, diz Michael.
O wildcard Alejo Muniz também foi um dos destaques do dia conquistando, nos últimos minutos da bateria, a pontuação necessária, somatório de 11.24 pontos, avançando junto com Edgard Groggia, campeão da primeira etapa deste ano do Dream Tour, que aconteceu em Porto de Galinhas e atual líder do ranking. Groggia venceu a bateria com o somatório de 15.50 e segue na disputa em busca do título de campeão brasileiro.
“Estamos com altas ondas pra surfar. Estou muito feliz por estarmos aqui em São Chico e finalmente ter a opção de dois palanques, isso é incrível, porque normalmente as competições são somente na Prainha e aqui tem boas ondas. Tenho tentado tirar esse peso de ser o líder durante a competição, por mais que essa seja a penúltima etapa ainda tem mais uma e estamos no início aqui em São Chico, então tem muita coisa envolvida e busco tirar esse peso da competição. É bateria a bateria, já que o nível é alto desde o primeiro round e ser o líder do ranking faz com que eu caia sempre com um wildcard que costuma ser um atleta que disputava campeonatos mundiais, ou algum local do pico, então sempre é difícil, mas estou muito feliz com o resultado e tem que confiar no processo”, conta Edgard Groggia.
Além do show de surfe, o Corona Cero Dream Tour São Chico conta com uma programação lotada de ativações no fim da semana da semana. Confira a programação completa (horários sujeitos à alteração):
Sábado (21)
Projeto Sonho Azul (Instituto Aegea, Blue Keepers, Pacto Global da ONU – Rede Brasil, Águas de São Francisco do Sul, Ong Ecosurf) – Manhã com prática e ecosurfintegração, explicações sobre os problemas do lixo no mar, limpeza da praia, raio-x do lixo (triagem), avaliação e sorteio de brindes. Horário: 9h30 às 12h30;
Dream Tour das Comunidades – Competição social entre jovens de instituições e atletas. Horário: 14h às 16h (horário sujeito a alteração);
Prio Sessions – Show gratuito e aberto ao público da banda Dazaranha. Horário: 16h30 às 18h;
O Dream Tour é apresentado pela PRIO, tem a Corona Cero e o Instituo Aegea como Patrocinadores Master e a Gerdau como Patrocinadora.
Para mais informações e atualizações, siga no Instagram (clique aqui) e acesse o site oficial da CBSurf (clique aqui). A competição é transmitida ao vivo no canal CBSurfPLAY do YouTube e estará disponível no SporTv a partir das semifinais.
O Dream Tour é uma realização da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) e promoção da Dream Factory, que juntos buscam o resgate da Divisão Principal do Circuito Brasileiro de Surf através da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte.
Sobre a CBSurf – Reconhecida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e também pela ISA (International Surf Association), a Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) é a entidade nacional de administração do surfe e de todas as atividades relacionadas aos esportes com pranchas, como definido no Estatuto da CBSurf.
A entidade foi originalmente fundada em 17 de outubro de 1998 e conta com 15 federações estaduais filiadas. A sede atual está situada na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, tendo como presidente Flavio Padaratz e como vice-presidentes Paulo Moura e Brigitte Mayer, eleitos em fevereiro de 2022.
A CBSurf tem como missão desenvolver, produzir, chancelar e organizar o Dream Tour e a Taça Brasil, que compõem o Campeonato Brasileiro de Surf, o Circuito Brasileiro do Surf de Base, o Circuito Brasileiro de Ondas Grandes, o Circuito Brasileiro de Longboard, o Circuito Brasileiro Master, o Circuito Brasileiro de Stand Up Paddle (Race, Wave, Sprint e Paddleboard) e o Campeonato Brasileiro de Parasurf. Todos, nas categorias masculino e feminino.
Acompanhando o enorme sucesso do surfe brasileiro, tanto no Circuito Mundial, com seis títulos mundiais nos últimos nove anos, quanto nas Olimpíadas do Japão e Paris, com a conquista de medalhas nas duas edições, uma nova gestão feita por ex-competidores da elite mundial e pelos melhores profissionais do surfe brasileiro, a CBSurf tem, como valor principal, promover e desenvolver a criação de ídolos nacionais, e consolidar as carreiras dos atletas de todas as categorias, inclusive das profissões que gravitam em torno das competições, trazendo dignidade pra toda a comunidade do surf brasileiro.
Em 2023, o Dream Tour estabeleceu um padrão inédito e histórico no mundo do surfe brasileiro.
Sobre a Dream Factory – Com mais de 22 anos de existência, a Dream Factory está entre as empresas líderes do mercado nacional de entretenimento ao vivo. Inicialmente como produtores de eventos, a empresa nasceu após produzir a volta do Rock in Rio para o Brasil, em 2001. Nos momentos seguintes, foi uma das pioneiras na evolução do setor com a criação e implementação de experiências de marcas integradas em projetos de entretenimento ao vivo.
Hoje, a Dream Factory já pode ser considerada o primeiro ecossistema integrado de entretenimento ao vivo com eventos proprietários, serviços e gestão de comunidades. Atuando como uma holding, agrega e potencializa plataformas de entretenimento em diversos territórios temáticos, inspirados no mosaico da cultura brasileira. Entre seus eventos proprietários estão a Maratona do Rio, ArtRio, Sertões, Árvore do Rio e Natal da Lagoa, Glocal, MNFST, Dream Tour, Carnaval de Rua, Mano a Mano e outros.
A Dream Factory apresenta, ainda, em seu guarda-chuva de negócios a Dream Strategy, que oferece consultorias estratégicas para marcas e empresas líderes de mercado; a Dream Experience, agência de brand experience, a Dreamloc, encarregada de logística e infraestrutura; a Dream Venue, responsável pela administração de espaços como a Marina da Glória, no Rio de Janeiro, e a GoDream, que gerencia as vendas de ingressos.
Prazer, PRIO – Maior empresa independente de óleo e gás do Brasil, pioneira na recuperação e aumento da vida útil de campos em produção. Criada em 2015 e com cinco ativos na Bacia de Campos, temos foco na excelência e na busca por eficiência operacional, priorizando a segurança das operações e o zelo com as pessoas e com a preservação do meio ambiente.
Carioca e este ano iniciando sua operação no Espírito Santo, a PRIO tem um propósito que supera o O&G: queremos extrair o melhor da nossa energia para transformar o Brasil em um lugar mais eficiente. Além disso, buscam envolver e devolver o crescimento para a sociedade por meio do incentivo ao esporte, à cultura e à transformação social por meio da plataforma de projetos incentivados I <3 PRIO, da qual o Dream Tour faz parte.
Sobre o Instituto Aegea – O Instituto Aegea é o braço das iniciativas de impacto socioambiental da Aegea, Companhia referência em saneamento no Brasil. Tem como compromisso promover parcerias, programas, projetos e ações em dois eixos estratégicos: inclusão social e proteção ambiental. Com abrangência nacional, atua nas regiões em que as empresas do grupo estão presentes, com ações para melhoria do meio ambiente, desenvolvimento humano e a melhoria da qualidade de vida da população, gerando impacto positivo e prosperidade compartilhada.
Sobre a Aegea – A Aegea atua por meio de ativos de saneamento em todas as regiões do País. Com um crescimento sustentável, a Companhia saltou de seis municípios atendidos em 2010 para mais de 500 em 2024, distribuídos em 15 estados, beneficiando mais de 31 milhões de pessoas. Em 2023, a empresa ampliou sua atuação em mais uma frente do saneamento com a gestão dos resíduos sólidos urbanos iniciando suas atividades na região do Cariri, no Ceará, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e com ações que geram impacto positivo para a população, principalmente a mais vulnerável, e o meio ambiente. A posição de liderança que a empresa ocupa e essa evolução foram possíveis devido ao modelo de negócio da Companhia, que tem como base eficiência e expertise operacional, disciplina financeira e o alinhamento aos princípios ESG. Clique aqui para mais informações.
Sobre o Pacto Global da ONU – Como uma iniciativa especial do Secretário-Geral da ONU, o Pacto Global das Nações Unidas é uma convocação para que as empresas de todo o mundo alinhem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção.
Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis. Com mais de 18 mil participantes, distribuídos em 65 redes locais, que abrangem 162 países, é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo. Clique aqui para mais informações.
O Pacto Global da ONU – Rede Brasil foi criado em 2003, tornando-se a segunda maior rede local do mundo, com mais de 1.900 participantes. Os mais de 50 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação. Clique aqui para mais informações.
Sobre Blue Keepers – O Blue Keepers é um programa nacional que busca a efetiva mobilização de recursos e inovação tecnológica no combate à poluição do plástico em bacias hidrográficas e oceano, com o envolvimento de empresas de todos os setores, diferentes níveis de governo e da sociedade civil na preservação do ecossistema. Como promotor do ODS 14, faz parte da Década do Oceano, criada pela ONU em 2020, que visa a conservação e uso sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável. Hoje, estima-se que 150 milhões de toneladas de plástico circulem no mar. Clique aqui para mais informações.
Sobre a Gerdau – Com 123 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Além disso, possui uma divisão de novos negócios, a Gerdau Next, com o objetivo de empreender em segmentos adjacentes ao aço.
Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em vários países e conta com mais de 30 mil colaboradores diretos e indiretos em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: 71% do aço que produz é feito a partir desse material.
Todo ano, 11 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço. A companhia também é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 250 mil hectares de base florestal no estado de Minas Gerais.
Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO₂e), de 0,86 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,91 t de CO₂e por tonelada de aço (worldsteel). Para 2031, a meta da Gerdau é diminuir as emissões de carbono para 0,82 t de CO₂e por tonelada de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3) e Nova Iorque (NYSE).