Recuperado do grave acidente sofrido em Pipeline em janeiro deste ano, o havaiano Dusty Payne anunciou que vai voltar às competições no HIC Pro, etapa do QS 3.000 que começa neste sábado (27), em Sunset, North Shore de Oahu, Havaí.
Recentemente, Dusty foi convidado por Kelly Slater a experimentar as ondas do Surf Ranch, em sessão que marcou a sua volta ao surfe de pranchinha. Agora, o havaiano busca retomar o ritmo competitivo depois de mais de dez meses de reabilitação.
No dia 8 de janeiro, em ondas até 1,5 metro, Dusty levou uma vaca e acabou chocando-se com a bancada do Backdoor, levando uma forte pancada na cabeça. O havaiano não voltou à superfície e ainda foi bombardeado por uma série com cinco ondas, ficando submerso por aproximadamente 1 minuto e 20 segundos.
Seis vezes campeão mundial de bodyboarding, o brasileiro Guilherme Tâmega, que trabalha como salva-vidas em Pipe, participou do resgate. Ao notar a situação, Tâmega partiu para a água e auxiliou o grupo que resgatou o havaiano, ajudando a trazer todos para a areia e participando dos primeiros socorros.
Os salva-vidas deram oxigênio e o estabilizaram entre 10 e 15 minutos, até chegarem os bombeiros e a ambulância.
Além do havaiano, outros grandes nomes estão no arquipélago para a disputa do QS 3.000. Dentre eles os Tops da elite mundial Ezekiel Lau, Patrick Gudauskas, Jordy Smith e Frederico Morais.
A disputa tem até o dia 4 de novembro para ser realizada.