Francês Surf Festival

Galera chega junto nas Alagoas

Circuito Alagoano Pro Am dá início para Francês Surf Festival, terceira etapa da Taça Brasil, que ocorre em Marechal Deodoro (AL) até domingo (27).

0

O esquenta para o início da etapa alagoana do CBSurf Taça Brasil 10.000 na praia do Francês no último domingo (20) foi a etapa do circuito estadual que teve em seus inscritos alguns dos melhores surfistas do Brasil que estão em Marechal Deodoro para uma semana de muito surfe nos tubos perfeitos do pico.

Os fortes ventos não deixaram os esperados tubos quebrarem, mas a previsão indica melhoras nas ondas do Francês para ajudar as performances dos competidores que batalham pelas vagas de acesso à elite do surfe nacional em 2025, o Dream Tour, que irá receber os dezesseis mais bem colocados no ranking masculino e oito no feminino através do circuito da Taça Brasil, na sua terceira etapa 10.000, o CBSurf Francês Surf Festival 2024, apresentado pela Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude do Governo de Alagoas até o próximo domingo (27).

São 136 atletas em busca das vagas, 99 homens e 37 mulheres, de quinze estados diferentes. São Paulo foi o estado com o maior número de surfistas, com 46 representantes, 37 homens e nove mulheres, seguido pelo Ceará com 38 atletas, sendo 28 homens e 10 mulheres em busca de R$ 200 mil em premiações.

O líder do ranking masculino, o paraibano Yuri Barros inicia o evento na sétima bateria da primeira fase. Também na sétima bateria, só que na categoria feminina, a cearense Silvana Lima que lidera o ranking começa sua rotina de baterias.

Alguns atletas aproveitaram o fim de semana que antecedia o início do CBSurf Francês Surf Festival 2024 e disputaram a primeira etapa do Circuito Alagoano Pro Am que teve as finais no último domingo (20). O pernambucano Douglas Silva, que venceu a terceira etapa do Dream Tour em São Chico (SC) e está na disputa do título brasileiro, atualmente em terceiro lugar, fez a segunda colocação. Ele vinha liderando a bateria final até que nos minutos finais o surfista alagoano Armando Tenorio conseguiu a virada. Deixando Matias Ramos e Messias Félix com a terceira e quarta colocações.

O CBSurf Francês Surf Festival 2024 é o oitavo evento válido para o ranking do circuito da Taça Brasil 2024. Após a sétima etapa realizada em São Chico (SC) o ranking está assim:

Feminino

1 Silvana Lima (CE) – 25500 pontos

2 Nathalie Martins (PR) – 21500

3 Larissa dos Santos (CE) -19400

4 Julia Duarte (RJ) – 19150

5 Juliana dos Santos (CE) – 16400

6 Analu Silva (PB) – 16250

7 Julia Santos (SP) – 15700

8 Monik Santos (PE) – 14250

9 Alexia Monteiro (RS) – 13450

10 Potira Castaman (SC) – 12850

Masculino

1 Yuri Barros (PB) – 15850 pontos

2 Luan Ferreyra (PE) – 15850

3 Artur Silva (CE) – 14700

4 Rickson Falcão (RJ) – 14.500

5 Michel Roque (CE) – 13350

6 Israel Junior (RN) – 13100

7 Thiago Eduardo (CE) – 12500

8 Rafael Veluto (CE) – 12000.

9 Giovani Pontes (SP) – 1600

10 Samuel Joca (RN) – 11300

O início das competições esta programada para as 8:30 h com transmissão ao vivo pelo no canal CBSurfPLAY e no site cbsurf.org.br

Realização: Confederação Brasileira de Surf – CBSurf com colaboração da Federação de Surf do Estado de Alagoas – FESSEA

Patrocínio: Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude do Governo de Alagoas e Jisk

Apoio: Prefeitura de Marechal Deodoro, ASPF, Sococo , Surfland Brasil , Açai da Hora

Sobre a CBSurf

Reconhecida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e pela ISA (International Surf Association), a Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) é a entidade nacional de administração do surf e de todas as atividades relacionadas aos esportes com pranchas, como definido no Estatuto da CBSurf.

A entidade foi originalmente fundada em 17 de outubro de 1998 e conta com 15 federações estaduais filiadas. A sede atual está situada na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, tendo como presidente Flávio Padaratz e como vice-presidentes Paulo Moura e Brigitte Mayer, eleitos em fevereiro de 2022.
A CBSurf tem como missão desenvolver, produzir, chancelar e organizar o Dream Tour e a Taça Brasil, que compõem o Campeonato Brasileiro de Surf, o Circuito Brasileiro do Surf de Base, o Circuito Brasileiro de Ondas Grandes, o Circuito Brasileiro de Longboard, o Circuito Brasileiro Master, o Circuito Brasileiro de Stand Up Paddle (Race, Wave, Sprint e Paddleboard) e o Campeonato Brasileiro de Parasurf.

Todos, nas categorias masculina e feminina. Acompanhando o enorme sucesso do surf brasileiro, tanto no Circuito Mundial, com seis títulos mundiais nos últimos nove anos, quanto na Olimpíada do Japão, com a conquista da inédita medalha de ouro na estreia do surf, uma nova gestão feita por ex-competidores da elite mundial e pelos melhores profissionais do surf brasileiro.

A CBSurf tem, como valor principal, promover e desenvolver a criação de ídolos nacionais, e consolidar as carreiras dos atletas de todas as categorias, inclusive das profissões que gravitam em torno das competições, trazendo dignidade pra toda a comunidade do surf brasileiro.