A Federação Portuguesa de Surf (FPS) será a primeira no mundo a retomar o calendário de competições em meio à crise causada pelo novo coronavírus.
Válida pelo campeonato nacional, a primeira etapa da Liga MEO Surf 2020 acontece entre os dias 19 e 21 de junho, na praia do Cabedelo, Figueira da Foz.
O evento não terá público na praia e será realizado de acordo com as recomendações da Direção Geral de Saúde de Portugal. No fim de maio, o governo autorizou a volta das competições de modalidades individuais praticadas ao ar livre.
“Após o conselho de ministros autorizar o regresso das competições das modalidades individuais sem contato, trabalhamos arduamente com todas as entidades relevantes na obtenção do licenciamento e das necessárias medidas de segurança para podemos trazer o surfe profissional de volta ao mar”, diz Francisco Rodrigues, presidente da Associação Nacional de Surfistas , em depoimento ao site Surftotal.
“Temos os melhores surfistas portugueses precisando retomar a sua atividade profissional, regressar ao ritmo competitivo e voltar a dar retorno aos seus patrocinadores. É um evento 100% focado no espetáculo de surfe na água, sem público, e que poderá ser acompanhado, em casa, através da transmissão integral”, complementa Rodrigues.
A segunda etapa do calendário está marcada para os dias 3 a 5 de julho, em Ericeira.