O Lobitos Pro Longboard e Junior começou na última quinta-feira (13) e já definiu as quartas de final do pranchão masculino e do Pro Junior Feminino. O evento rola na província de Talara, em Piura, Peru. O primeiro dia nas esquerdas de Piscinas foi iniciado por duas fases do Longboard Masculino e o líder do ranking, Jefson Silva, ganhou a maior nota nos pranchões. Nas pranchinhas, a peruana Arena Rodriguez Vargas manteve sua invencibilidade e Ryan Kainalo bateu recorde do ano na categoria Pro Junior. A segunda fase masculina continua nesta sexta-feira (14) ao vivo pelo WorldSurfLeague.com.
As duas etapas seguidas da WSL, organizadas pela Federacion Deportiva Nacional de Tabla (FENTA) no litoral norte do Peru, reúnem no mesmo evento o início do esporte e o futuro, com as competições de Longboard e da categoria para surfistas com até 20 anos de idade. No Pro Junior, Arena Rodriguez Vargas está invicta na temporada sul-americana de 2024. Ela ganhou as duas primeiras etapas e manteve a invencibilidade na sua estreia no Lobitos Pro Junior contra a equatoriana Genesis Garcia e a também peruana Valentina Escudero.
“Estou muito feliz por ter passado minha bateria em primeiro. É uma bateria que sempre tem um pouco de nervosismo e isso afeta seu surfe. Mas, consegui pegar boas ondas e ficar conectada para vencer”, diz Arena Rodriguez Vargas. “O nível está altíssimo, a Sofi (Sofia Artieda), Cata (Catalina Zariquiey), Kalea (Gervasi), Brianna (Barthelmess), todas estão arrebentando. Que bom que elas estão representando bem aqui em Lobitos, o nível já é alto e vai seguir subindo”.
A única atleta de outro país a passar para as quartas de final foi a equatoriana Genesis Garcia, na bateria da Arena Rodriguez Vargas que fechou a primeira fase do Lobitos Pro Junior. As outras sete classificadas são do Peru. A primeira vaga nas semifinais será disputada por Camila Sanday e a recordista do dia entre as meninas, Catalina Zariquiey, que surfou uma onda que valeu nota 9.00 e totalizou imbatíveis 15.00 pontos na primeira bateria feminina do dia.
Na segunda quarta de final, a vice-líder do ranking, Kalea Gervasi, vice-campeã nas finais com Arena Rodriguez Vargas nas duas primeiras etapas da categoria Sub-20 esse ano, enfrenta Brianna Barthelmess. Na terceira, tem Sofia Artieda contra a surfista do Equador, Genesis Garcia. Depois, Arena Rodriguez Vargas fecha as quartas de final contra a surpresa da quinta-feira, Chris Daniela Zapata, por ter eliminado a chilena Rafaella Montesi.
A primeira fase masculina do Lobitos Pro Junior foi iniciada em seguida, com os peruanos ganhando a maioria das oito baterias. Foram três vitórias do Peru, contra duas do Brasil, duas do Equador e uma do Chile. Na primeira, Gabriel Ljubicic venceu um confronto 100% peruano com a primeira nota excelente, 8.00. Já o brasileiro Sunny Pires conseguiu a maior pontuação das duas ondas computadas nos resultados, 14.66 com notas 7.83 e 6.83.
Recorde do ano – Depois da primeira fase, rolaram as quatro primeiras da rodada de estreia dos 16 cabeças de chave mais bem colocados no ranking da WSL América do Sul. E todas as marcas foram batidas logo na primeira bateria, pelo atual campeão sul-americano Pro Junior, Ryan Kainalo. O paulista de Ubatuba mostrou a força do seu backside nas esquerdas de Piscinas, com batidas verticais e rasgadas. Ele só surfou três ondas e já começou com 8.67, ganhou 6.33 na segunda, que trocou pelo 8.33 da última, para vencer por 17 pontos. Ryan Kainalo fez o maior somatório da categoria Pro Junior esse ano, superando os 16.83 do Sunny Pires no Saquarema Surf Festival.
“Estou muito contente e queria agradecer a todos de Lobitos e os locais de Piscinas”, fala Ryan Kainalo. “É uma onda muito boa, mas nos outros dias tinha muitas pessoas, então era difícil de pegar as melhores. É muito bom estar competindo em uma onda como essa. É como um sonho. O campeonato está com um nível muito forte. A partir da segunda fase, é só notas excelentes, porque as ondas são muito boas. Estou bem feliz, bem focado, minha prancha está mágica, então vamos pra cima, que amanhã tem mais”.
O atual campeão sul-americano chegou no Peru em oitavo no ranking, distante da briga pelas duas vagas para o Mundial Junior da WSL, título que ele disputou e não conseguiu nos dois últimos anos na Califórnia. Após a estreia espetacular do Ryan Kainalo, o líder do ranking regional de 2024, Leo Casal, também ganhou a sua primeira bateria no Lobitos Pro Junior. Já a terceira foi vencida pelo equatoriano Maximiliano Saenz, que foi o primeiro a derrubar um dos cabeças de chave, o chileno Noel De La Torre.
O brasileiro Fabricio Rocha avançou junto com o surfista do Equador, único a ganhar duas baterias na quinta-feira em Piscinas. A última do dia foi um confronto direto entre Peru e Brasil, que terminou empatado. Samuel Joca passou em primeiro lugar e Mateo Christodulu superou Alejandro Bernales na briga pela segunda vaga, com o brasileiro Nathan Hereda ficando em último. Mateo e Juan Diego Rios foram os dois primeiros peruanos a passar para a terceira fase, que vai decidir os classificados para as quartas de final.
Longboard Masculino – As quartas de final do Longboard Masculino já foram definidas nas duas fases completadas na quinta-feira em Piscinas. O peruano Lucas Garrido Lecca ganhou duas baterias e vai disputar com o brasileiro Carlos Bahia a primeira vaga para as semifinais do Lobitos Longboard Pro. Outro peruano, Matias Maturano, vice-líder do ranking da WSL América do Sul, enfrenta o uruguaio Julian Schweizer na segunda bateria.
A terceira é mais um confronto do Peru com o Brasil, entre Joan Aponte e Wenderson Biludo. E a última será um duelo entre os vencedores das duas primeiras etapas, com Jefson Silva campeão do Uruguay Longboard Festival e líder do ranking, contra Alexandre Escobar que festejou sua primeira vitória no Saquarema Surf Festival.
Jefson Silva venceu a última bateria dando show com suas manobras clássicas no bico do pranchão. Ele ganhou 7.77 na melhor onda, a maior nota do Lobitos Longboard Pro. Mas, seus 13.60 pontos ficaram abaixo dos 14.10 que o Wenderson Biludo tinha atingido na bateria anterior.
“Estou muito contente em passar para a próxima fase. É a minha primeira vez em Lobitos, na região norte do Peru e estou muito feliz em estar aqui”, conta Jefson Silva. “É um lugar que tem bons surfistas, bons longboarders e estou feliz em passar para a próxima fase da competição, porque quero conseguir um bom resultado aqui. Os competidores são muito bons, mas sei que só preciso surfar e o campeonato está muito bom. As ondas são muito boas, então vamos nos divertir e que ganhe o melhor”.
Estas duas etapas promovidas pela FENTA no Peru decidem os títulos sul-americanos e apenas o campeão e a campeã garantem participação no Circuito Mundial de Longboard da WSL, que começa em julho nas direitas de Bells Beach, Austrália. Jefson Silva lidera o ranking, seguido de perto pelo peruano Matias Maturano e por mais dois brasileiros, Alexandre Escobar e Wenderson Biludo. A decisão dos títulos acontece no Huanchaco Pro Longboard e Junior na semana que vem, de 19 a 22 de junho na Playa El Elio, na província de Trujillo, em La Libertad, também no norte do Peru.
Próximas baterias do Lobitos Pro Longboard e Junior
Segunda fase Pro Junior Masculino
5 Rodrigo Saldanha (BRA), Noah De Col (PER), Sunny Pires (BRA), Bastian Pierce (PER)
6 Guilherme Ferreira (BRA), Takeshi Oyama (BRA), Andy Rivera (ECU), Alan Montgomery (PER)
7 Rickson Falcão (BRA), Guilherme Carvalho (BRA), Lucas Rosario (BRA), Pol Huguet (PER)
8 Cauet Frazão (BRA), Igor Shibata (BRA), Walter Sanchez (PER), Ryan Martins (BRA)
Terceira fase Pro Junior Masculino – 1.o e 2.o passam para as quartas de final
1 Ryan Kainalo (BRA), Leo Casal (BRA), Fabricio Rocha (BRA), Mateo Christodulu (PER)
2 Samuel Joca (BRA), Maximiliano Saenz (ECU), Tomas Goransky (ARG), Juan Diego Rios (PER)
*as outras 2 baterias serão formadas pelos resultados da segunda fase
Quartas de final Pro Junior Feminino
1 Catalina Zariquiey (PER) x Camila Sanday (PER)
2 Kalea Gervasi (PER) x Brianna Barthelmess (PER)
3 Sofia Artieda (PER) x Genesis Garcia (ECU)
4 Arena Rodriguez Vargas (PER) x Crhis Daniela Eche (PER)
Primeira fase Longboard Feminino
1 Luana Soares (BRA) x Funny Vilao (ECU)
2 Rayane Amaral (BRA) x Kate Brandi (BRA)
3 Evelin Neves (BRA) x Gabriela Sztamfater (BRA)
4 Maria Fernanda Reyes (PER) x Carolina Thun (PER)
Quartas de final Longboard Masculino
1 Lucas Garrido Lecca (PER) x Carlos Bahia (BRA)
2 Matias Maturano (PER) x Julian Schweizer (URU)
3 Wenderson Biludo (BRA) x Joan Aponte (PER)
4 Jefson Silva (BRA) x Alexandre Escobar (BRA)
Resultados da quinta-feira
Primeira fase Longboard Masculino
1.a: 1 Lucas Garrido Lecca (PER), 2 Jorge Vilchez (PER), 3 Joel Ucanan (PER)
2.a: 1 Raphael Jaguszewski (BRA), 2 Sebastian Cordoba (PER), 3 Juan Carlo Huarote (PER)
3.a: 1 William Saldanha (PER), 2 Gino Perez (PER), 3 Stefano Vergaray (PER)
4.a: 1 Walter Blas (PER), 2 Raphael Cortez (CHL), w.o Carlos Peres (VEN)
Segunda fase Longboard Masculino – entrada dos 8 cabeças de chave
1.a: 1 Lucas Garrido Lecca (PER), 2 Matias Maturano (PER), 3 José Loor (ECU), 4 Sebastian Cordoba (PER)
2.a: 1 Julian Schweizer (URU), 2 Carlos Bahia (BRA), 3 Jorge Vilchez (PER), 4 Raphael Jaguszewski (BRA)
3.a: 1 Wenderson Biludo (BRA), 2 Alexandre Escobar (BRA), 3 Raphael Cortez (CHL), 4 William Saldanha (PER)
4.a: 1 Jefson Silva (BRA), 2 Joan Aponte (PER), 3 Walter Blas (PER), 4 Gino Perez (PER)
Primeira fase Pro Junior Feminino
1.a: 1 Catalina Zariquiey (PER), 2 Kalea Gervasi (PER), 3 Urpi Prado (PER)
2.a: 1 Brianna Barhelmess (PER), 2 Camila Sanday (PER), 3 Nina Linder Mau (PER)
3.a: 1 Sofia Artieda (PER), 2 Chris Daniela Zapata (PER), 3 Rafaella Montesi (CHL),
4.a: 1 Arena Rodriguez Vargas (PER), 2 Genesis Garcia (ECU), 3 Valentina Escudero (PER)
Primeira fase Pro Junior Masculino
1.a: 1 Gabriel Ljubicic (PER), 2 Lucca Barrientos (PER), 3 Diego Garcia (PER)
2.a: 1 Reimundo Berry (CHL), 2 Indar Cavani (PER), 3 Matias Cordova (PER)
3.a: 1 Maximiliano Saenz (ECU), 2 Nathan Hereda (BRA), 3 Santiago Trebilcock (CHL)
4.a: 1 Mateo Christodulu (PER), 2 José Braq (BRA), 3 Benjamin Espinosa (PER)
5.a: 1 Sunny Pires (BRA), 2 Alan Montgomery (PER), 3 Daniel Roque (PER)
6.a: 1 Andy Rivera (ECU), 2 Bastian Pierce (PER), 3 Kailani Vincensini (PER)
7.a: 1 Lucas Rosario (BRA), 2 Ryan Martins (BRA), 3 Enrico Malhado (BRA)
8.a: 1 Walter Sanchez (PER), 2 Pol Hughet (PER), 3 Jorge Facundo (PER)
Segunda fase Pro Junior Masculino – entrada dos 16 cabeças de chave
1.a: 1 Ryan Kainalo (BRA), 2 Juan Diego Rios (PER), 3 Gabriel Ljubicic (PER), 4 Indar Cavani (PER)
2.a: 1 Leo Casal (BRA), 2 Tomas Goransky (ARG), 3 Reimundo Berry (CHL), 4 Lucca Barrientos (PER)
3.a: 1 Maximiliano Saenz (ECU), 2 Fabricio Rocha (BRA), 3 Noel De La Torre (CHL), 4 José Braq (BRA)
4.a: 1 Samuel Joca (BRA), 2 Mateo Christodulu (PER), 3 Alejandro Bernales (PER), 4 Nathan Hereda (BRA)