A primeira parada do circuito Master Tour 2024 – etapa Navegantes 50 anos de Surf – terminou neste domingo (07), com a definição dos campeões das cinco categorias disputadas no litoral norte catarinense.
As semifinais da Grand-Kahuna (45+) abriram os confrontos deste domingo decisivo do Master Tour 2024 – Navegantes 50 anos de Surf. As ondas continuaram pequenas, mas com boa formação durante a parte da manhã para o encerramento da competição.
Jojó de Olivença (SP) começou acelerando na primeira bateria do dia com notas 7.0 e 6.0 pontos em suas duas ondas de soma. Ele se classificou à final da Grand Kahuna, seguido por Silvério Jorge (SC) na segunda posição.
Rogério Dantas (CE) e Marcelo Alves (BA) foram juntos para a decisão ao avançarem em primeiro e segundo respectivamente na segunda semifinal, superando Adriano Naninha (CE) e Rodrigo Jorge (RN).
As semifinais da Grand-Master (40+) entraram na sequência com o atual campeão da categoria Flávio Moraes (RJ) mostrando que está forte para a defesa do título.
Ele fez a melhor nota do dia (8.0 pontos) em uma boa direita e complementou com 6.23 nos cinco minutos finais para vencer a disputa. Em segundo ficou o recordista de maior nota e média da competição Moa Soares (SC), ambos classificados para à final.
Na outra semi Jussemir Junior (SC) mais uma vez reagiu nos últimos 10 minutos de bateria e saiu de terceiro para primeiro, após uma esquerda que valeu 6.93 e a vaga para a decisão. Wallace Sampaio (BA), que liderou boa parte da disputa, também se classificou para a final ficando em segundo.
A Legends (55+) concluiu as últimas semifinais deste domingo, com Jojó de Olivença (SP) definindo sua classificação em primeiro lugar logo no início da bateria após duas ondas (6.50 e 5.00). O catarinense Rubens Farias também fez uma ótima escolha de ondas para avançar em segundo e se classificar para a final.
Na semi número dois Armando Maciel (SC) não deixou por menos e também imprimiu um ritmo forte em suas duas ondas (7.50 e 5.00 pontos) para garantir a primeira posição. Cardoso Junior (CE) ficou na segunda colocação, compondo a final Legends desta primeira etapa.
Finais na água em Navegantes
As finais tiveram a duração de 25 minutos. A primeira decisão a entrar no mar foi a categoria Kahuna (45+) com o campeão de 2023 Júnior Rocha (RN), Klinger Peixoto (AL), Flávio Marao (MA) e Adriano Lemos (SC).
A bateria começou equilibrada, mas na metade da disputa o potiguar Júnior Rocha (RN) arrancou uma nota 8.0 pontos em sua quarta participação para liderar o confronto até quase o fim.
Faltando cinco minutos para o término Klinger Peixoto(AL), vice-campeão do ranking em 2023, precisava de 6.51 para assumir a liderança. Ele surfou uma boa direita em sua última tentativa para marcar 7.50 pontos e conquistar o título da etapa com emoção.
“Feliz pelo meu desempenho. A bateria estava muito disputada e vi que com as condições do mar nesse momento do dia, a virada era possível. Dei sorte na minha última onda ter proporcionado uma junção boa para executar um lay-back”, declarou o campeão que veio do estado de Alagoas.
Em segundo ficou Júnior Rocha (RN), com Flávio Marao (MA) em terceiro e o catarinense Adriano Lemos (SC) na quarta posição.
Final Grand-Kahuna
A segunda final do dia foi a Grand-Kahuna (50+), com Jojó de Olivença (SP), Rogério Dantas (CE), Marcelo Alves (BA) e Silvério Jorge (SC).
Com duas notas 5.0 pts em seu somatório e totalizando 10.0 pontos, o título da Grand-Master foi para o Ceará, com a vitória de Rogério Dantas.
“Sempre é bom começar o circuito com uma vitória, já abrindo uma vantagem em relação aos seus oponentes. Isso motiva a gente a treinar mais para as próximas etapas”, revelou Rogério Dantas.
Na segunda colocação ficou o ídolo nacional dos anos 80 e 90 Jojó de Olivença (SP), com Marcelo Alves (BA) em terceiro e Silvério Jorge (SC) em quarto lugar.
Final Legends (55+)
A terceira final do dia reuniu a categoria mais experiente do circuito, exclusiva para os surfistas acima de 55 anos de idade.
Armando Maciel (SC) manteve sua constância durante a competição desde as primeiras fases. Ele liderou os 25 minutos da decisão, mas foi ameaçado diretamente por Rubens Farias (SC), que quase virou o resultado nos últimos instantes.
Título para Armando Maciel (SC), com Rubens Farias (SC) completando a dobradinha catarinense no lugar mais alto do pódio em segundo. Jojó de Olivença (SP) ficou em terceiro lugar e Cardoso Júnior (CE) em quarto.
“A onda e o equipamento encaixaram bem nesses dias, e vim ganhando ritmo desde a primeira fase. A final foi uma disputa difícil contra o Ruba, Jojó e o Cardoso. Bem feliz com o resultado, após ficar fora da água por três meses”, disse o campeão da Guarda do Embaú (SC).
Final Grand Master (40+)
A quarta final disputada neste domingo foi entre o atual campeão do ranking desta categoria Flávio Moraes (RJ), contra Moa Soares (SC), Wallace Sampaio (BA) e Jussemir Junior (SC).
Flávio começou liderando o confronto com duas notas consistentes (6.67 e 5.27), seguido de perto por Moa Soares (5.30 e 4.67). Faltando 7 minutos para o término, Wallace Sampaio (BA) pulou para segundo, após marcar 5.67. Ele ficou precisando de 6.28 para ser campeão.
A onda não veio para o baiano, e Flávio Moraes (RJ) confirmou a vitória nesta primeira etapa do circuito em Navegantes. Ele iniciou bem a defesa de seu título conquistado no ano passado.
“Só tenho a agradecer por todos esses momentos. Com foco, determinação e a fé que vem junto comigo em primeiro lugar, eu faço o máximo possível por esse esporte que eu amo”, declarou Flávio Moraes (RJ) visivelmente emocionado.
Final Master (35+)
A última final deste domingo reuniu os quatro melhores atletas Master nesses quatro dias de competição: Diego Rosa (SC), Júnior Rocha (RN), Jussemir Júnior (SC) e Péricles Dimitri (PR).
Uma bateria eletrizante para encerrar em alto nível esses quatro dias do CBSurf Master Tour 2024 – Navegantes 50 anos de Surf.
Diego Rosa (SC) se mostrou determinado desde o início, liderando a maior parte da bateria. Ele chegou a sofrer uma virada de Péricles Dimitri (PR), mas o catarinense respondeu rápido com uma nota 7.0 pontos para garantir o título desta primeira etapa.
O campeão do ranking 2023 Péricles Dimitri (PR) também começou bem a defesa do título, terminando com o vice-campeonato. Jussemir Junior (SC) ficou em terceiro e Júnior Rocha (RN) na quarta colocação.
“Estava visualizando tudo isso que aconteceu na final antes de entrar no mar. Consegui concretizar todo esse trabalho que venho fazendo dentro e fora da água. Muito feliz por começar bem o circuito com vitória. Isso só me motiva ainda mais a continuar treinando forte para as próximas etapas”, disse o catarinense.
Os campeões de cada categoria receberam 5 mil reais e 1.000 pontos no ranking pelo título. Os vice-campeões levaram 4 mil reais e 860 pontos. Os terceiros colocados 3 mil reais e 730 pontos, com os quartos colocados ficando com 2 mil reais e 670 pontos.
Além da premiação em dinheiro e os pontos no ranking, os finalistas também receberam kits da Samoa Brasil.
A próxima etapa do Circuito Master Tour 2024 será em Itaporanga D’ajuda, em Sergipe nos dias 23 a 26 de maio de 2024.
Resultados
Master (35+)
1 Diego Rosa (SC)
2 Péricles Dimitri (PR)
3 Jussemir Junior (SC)
4 Júnior Rocha (RN)
Gran-Master (40+)
1 Flávio Moraes (RJ)
2 Wallace Sampaio (BA)
3 Moa Soares (SC)
4 Jussemir Júnior (SC)
Kahuna (45+)
1 Klinger Peixoto (AL)
2 Júnior Rocha (RN)
3 Flávio Marao (MA)
4 Adriano Lemos (SC)
Gran-Kahuna (50+)
1 Rogério Dantas (CE)
2 Jojó de Olivença (SP)
3 Marcelo Alves (BA)
4 Silvério Jorge (SC)
Legends (55+)
1 Armando Maciel (SC)
2 Rubens Farias (SC)
3 Jojó de Olivença (SP)
4 Cardoso Júnior (CE)