O segundo final de semana do Rota do Mar Surf and Music foi encerrado no último domingo (7) na praia do Cupe, Porto de Galinhas (PE).
O pernambucano Junior Lagosta foi o grande campeão da categoria Profissional depois de fazer uma final impressionante. Com um festival de aéreos, o surfista chegou a fazer três notas 10, descartando ainda um 9.50, para obter uma média perfeita e deixar os adversários em combinação de notas.
O saqueremense Raoni Monteiro, que representou o Brasil durante muito tempo na elite do mundial, também teve desempenho brilhante e levou para casa mais dois troféus. Além de ser campeão na categoria Master do Nordestino Pro no últomo final de semana, ele foi campeão nas categorias Master e Sênior do Pernambucano Pro/Am.
Já Romualdo Nascimento (PE) continuou dominando o circuito na categoria Longboard. Ele superou o irmão Reginaldo na final da categoria, confirmando a supremacia da família no estado.
Outro destaque da competição foi a entrada da categoria Universitária no circuito pernambucano. Dividida nas subcategorias Formandos, Formados e Feminino, ela incentivou o alto desempenho dos atletas dentro do mar, mas também nos estudos, reforçando o papel social natural do esporte.
Na categoria Feminino Universitário, vitória de Duda Falcão (PE). Na categoria Masculino Formandos Thales Luiz (PE) foi o vencedor. Na categoria Masculino Formados, o troféu foi para a Paraíba, nas mãos do veterano Paulo Germano. O jovem José Claudio, que andou se aventurando nas ondas de Fernando de Noronha no início do ano, acumulou no Cupe os títulos da etapa na categoria Sub 18 e Sub 16, deixando a Sub 14 nas mãos de Jonatas Rafael. Ambos são pernambucanos.
Falando em Fernando de Noronha, Caia Souza veio da ilha para vencer a categoria Kahuna contra surfistas como Fábio Quencas (PE), Michel Pontes (PE) e Armando Monteiro (PE), todos acostumados com as ondas do litoral de Ipojuca, mas que não conseguiram segurar a explosão e a força do Noronhense conhecido exatamente por estes dois atributos. Na Categoria SUP Wave, também de volta ao Circuito Pernambucano, confirmou-se mais uma vez o favoritismo de Carlos Chalaça (PE), que fechou sua média com o dobro dos adversários.
Os competidores da categoria Pro disputaram R$ 5 mil em prêmios, mais troféus e kits Rota do Mar. Nas demais categorias (Sub 14, Sub 16, Sub 18, Feminino Open, Longboard, SUP Wave, Master, Sênior, Kahuna, Universitário Formandos, Formados e Feminino), os vencedores receberam pranchas, blocos, kits de produtos Rota do Mar, além de troféus.
A terceira etapa do circuito pernambucano acontece entre os dias 25 a 28 de julho, na Praia de Itapuama. Os campeões do ranking final ganharão passagens para competir na primeira etapa do circuito de 2020, em Fernando de Noronha.
Sustentabilidade No sábado, 6 de julho, a quarta edição do Rota do Mar Surf and Music abriu espaço para refletir sobre preservação do meio ambiente. A praça que fica atrás da pousada Recanto do Lobo foi o ponto de partida da ação Praia Limpa, da ONG Ecoassociados, que tem sede em Porto de Galinhas e realiza ações de educação ambiental no monitoramento em prol da conservação das tartarugas marinhas.
Com apoio da Rota do Mar, a organização não-governamental realizou uma ação de coleta e lixo ao longo do litoral de Porto de Galinhas. Das 8 às 13 horas, funcionários da ONG, estagiários e voluntários, recolheram 58,4 kg de resíduos.
Durante o percurso, os participantes aproveitarão para orientar e conscientizar frequentadores e comerciantes da praia sobre a importância de não jogar lixo na praia tanto para a nossa saúde quanto para a vida marinha. Durante a manhã, 70 tartaruguinhas fizeram sua caminhada para o mar.