A temporada havaiana 2023/2024 será lembrada não apenas pela intensidade dos swells gerados pelo El Niño, mas também pela preocupante quantidade de acidentes com surfistas, especialmente na lendária onda de Pipeline, que se destaca como a que mais registrou acidentes.
A lista é grande: João Chianca, que sofreu uma forte pancada na cabeça e chegou a perder a consciência; o peruano Joaquin del Castillo, atualmente hospitalizado com sérias lesões no quadril e se recuperando; Eimeo Czermak, experiente surfista do Taiti que foi hospitalizado com graves lesões e também se recupera.
Em sua postagem no Instagram, ainda no hospital, Lenny compartilhou imagens de seu capacete danificado devido ao impacto no reef. Ele revelou que foi a primeira vez que usou o equipamento em Pipeline:
“Pela primeira vez usando um capacete em Pipeline, e isso pode ter salvo minha vida. Não me lembro muito, exceto que foi durante a minha bateria no #DaHuiBackdoorShootout e os salva-vidas me colocaram em uma cadeira no Beach Park. Sofri uma concussão séria e algum sangramento no ouvido esquerdo. Deve ficar tudo bem, só preciso de um tempo. Mahalo para @hawaiianwaterpatrol, @abelerner, @northshorelifeguardassociation, Pali Momi Hospital, @dougsilvadotcom e @mauimarcc. Se eu esqueci alguém, peço desculpas, não me lembro muito.”
Além dos incidentes envolvendo os profissionais, um vídeo publicado pelo canal Beach Grit em 2 de janeiro mostra o resgate de um surfista após um acidente em Pipeline. Até o momento, não há informações sobre o estado de saúde da vítima, mas os relatos indicam que ele não tinha muita experiência no local.
(Abaixo o vídeo da transmissão ao vivo no qual a vaca de Lenny é registrada no time code 2:00 h)
Leia Mais
Fonte Surfline