Os peruanos se destacaram na abertura do Señoritas Open Pro no Peru. Na última quarta-feira (14) de boas ondas na Praia Señoritas, foi dada a largada nas etapas masculinas do World Surf League (WSL) Qualifying Series (QS) e do Pro Junior.
Os donos da casa ganharam 13 das 16 baterias das duas primeiras fases do QS 1000, com Cristobal de Col fazendo os recordes, com 8,50 e 14,73 no somatório. Depois, foram realizados 12 confrontos do Pro Junior e o também peruano Gabriel Ljubicic fez a melhor apresentação do campeonato, com nota 9,00 e 16,03 pontos.
O campeonato no balneário de Punta Hermosa, em Lima, capital do Peru, está realizando o penúltimo QS masculino e feminino da temporada 2023/2024 da WSL South America, que classifica sete homens e três mulheres para o Challenger Series (CS), circuito de acesso do Championship Tour (CT). As esquerdas perfeitas da Praia Señoritas abre as seletivas sul-americanas de 2024 para o Mundial Junior da WSL.
Na quarta-feira, somente os homens competiram nas 28 baterias disputadas, 16 das duas primeiras fases do QS 1000 e 12 do Pro Junior. O dia começou com uma grande baixa para o Peru, com o atual campeão sul-americano da WSL, Miguel Tudela, anunciando sua retirada do evento por ter sentido uma antiga contusão no joelho. Tudela era um dos 16 cabeças de chave que estreiam na terceira fase do Señoritas Open Pro.
As duas primeiras rolaram na quarta-feira, com os outros 40 participantes de oito países, fazendo suas primeiras apresentações na Playa Señoritas.
O campeonato começou com um peruano já se destacando, Javier Swayne, surfando o melhor tubo do dia na primeira bateria, que valeu nota 7,50. Javier passou junto com Juan Diego Rios e ambos estavam estreando em etapas do QS.
Os peruanos eram maioria entre os 24 que entraram na primeira fase, com 14 surfistas contra seis do Brasil, um da Argentina, um da Colômbia e dois europeus que perderam no primeiro dia, um da Croácia e um da Rússia. Das oito baterias, os peruanos ganharam sete e a única exceção foi o colombiano Romeo Chavez.
Outros 16 surfistas entraram na segunda fase com os 16 classificados da rodada inicial. A disputa definiu os adversários dos 16 principais cabeças de chave, os mais bem colocados no ranking da WSL South America que só estreiam na segunda fase. Novamente, o Peru era maioria com 18 surfistas, contra nove do Brasil, um do Equador, um da Argentina, um do Chile, um da Colômbia e o russo Nikita Skublov.
Os peruanos venceram seis das oito baterias, com o colombiano Romeo Chavez ganhando mais uma e o equatoriano Maximiliano Saenz vencendo a outra.
Recordes do dia
Foi nessa segunda fase que novos recordes foram registrados. Na quinta bateria, o experiente Cristobal de Col acertou um aéreo incrível nas esquerdas de Señoritas e fez as maiores marcas do QS 1000. Cristobal aumentou para 14,73 pontos o maior somatório do campeonato, superando os 14,17 do também peruano Andres Echecopar na primeira fase. E sua melhor onda valeu 8,50, batendo o 7,50 do tubo do Javier Swayne. E outro peruano, Juninho Urcia, terminou o dia com a segunda maior nota do QS, 7,67.
Estas marcas acabaram sendo ultrapassadas na competição dos surfistas com até 20 anos de idade, iniciada logo depois da segunda fase do QS 1000. Na quarta bateria, o também peruano Gabriel Ljubicic registrou novos recordes, um 16,03 pontos com notas 9,00 e 7,03, que trocou pelo 7,00 da sua primeira onda. Gabriel já tinha disputado duas baterias no QS, passando a primeira e perdendo a segunda para o colombiano Romeo Chavez e o peruano Adrian de Osma. No Pro Junior, Gabriel Ljubicic ganhou as duas que disputou.
Brasil na lista
Na categoria Pro Junior, foram realizadas as oito baterias da rodada inicial e as quatro primeiras da segunda fase, quando estreiam os 16 cabeças de chave mais bem colocados no ranking da WSL South America de 2023. Ainda na primeira fase, outro peruano brilhou com a segunda maior nota do dia, Marcelo Huaman Ojeda, que recebeu 8,73 na sua melhor onda. Mas, na segunda fase, o Brasil começou a aparecer na lista dos recordes.
O semifinalista no último Mundial Junior da WSL, Leo Casal, estreou com vitória na primeira bateria. Na segunda, o brasileiro Rickson Falcão deu o seu show nas esquerdas de Señoritas, registrando o segundo maior somatório do dia, 15,33, com notas 8,00 e 7,33. No confronto seguinte, Takeshi Oyama igualou o 7,33 com a potência do seu backside e completou com Samuel Joca, a terceira dobradinha brasileira no Pro Junior.
Já na bateria que fechou a quarta-feira, o peruano Gabriel Ljubicic conseguiu sua segunda vitória barrando o número três no ranking sul-americano Pro Junior da WSL South America em 2023, Gabriel Klaussner. Outro brasileiro, Guilherme Ferreira, avançou para disputar classificação para as quartas de final na terceira fase.
Resultados da quarta-feira
QS 1000 Masculino – 3.o = 49.o lugar (60 pontos) e 4.a = 57.o lugar (57 pontos):
1.a: 1 Juan Diego Rios (PER), 2 Javier Swayne (PER), 3 Tomas Goransky (ARG)
2.a: 1 Alejandro Bernales (PER), 2 Guilherme Carvalho (BRA), 3 Guilherme Fernandes (BRA), 4 Pedro Rian Lima (BRA)
3.a: 1 Andres Echecopar (PER), 2 Noah de Col (PER), 3 Santiago Tejerina (PER)
4.a: 1 Salvador Salas (PER), 2 Luis Henrique Araujo (BRA), 3 Stefano Mesinas Malca (PER)
5.a: 1 Mateo Guzman (PER), 2 Nikita Skublov (RUS)
6.a: 1 Raul Rios (PER), 2 Guilherme Ferreira (BRA), 3 Gabriel Villaran (PER)
7.a: 1 Romeo Chavez (COL), 2 Mateo Christodulu (PER), 3 Bastian Pierce (PER)
8.a: 1 Alex Mendez (PER), 2 Gabriel Ljubicic (PER), 3 Kelin Victoria (CRO)
Segunda fase – 3.o = 33.o lugar (66 pontos) e 4.o = 41.o lugar (63 pontos):
1.a: 1 Juan Diego Rios (PER), 2 Tomas Tudela (PER), 3 Joaquin Muñoz Larreta (ARG), 4 Guilherme Carvalho (BRA)
2.a: 1 Jhonny Guerrero (PER), 2 Alejandro Bernales (PER), 3 Javier Swayne (PER), 4 Igor Shibata (BRA)
3.a: 1 Andres Echecopar (PER), 2 Takeshi Oyama (BRA), 3 Marcell Neves (BRA), 4 Luis Henrique Araujo (BRA)
4.a: 1 Maximiliano Saenz (ECU), 2 Noah de Col (PER), 3 Sean Goldszmidt (PER), 4 Salvador Salas (PER)
5.a: 1 Cristobal de Col (PER), 2 Eric Bahia (BRA), 3 Guilherme Ferreira (BRA), 4 Mateo Guzman (PER)
6.a: 1-Juninho Urcia (PER), 2-Raul Rios (PER), 3-Luan Ferreyra (BRA), 4-Nikita Skublov (RUS)
7.a: 1 Romeo Chavez (COL), 2 Adrian de Osma (PER), 3 Gabriel Ljubicic (PER), 4 João Artur de Holanda (BRA)
8.a: 1 Mariano Maugere (PER), 2 Roberto Araki (PER), 3 Mateo Christodulu (PER), 4 Alex Mendez (PER)
Junior Masculino – 3.o = 33.o lugar (66 pontos) e 4.o = 41.o lugar (63 pontos):
1.a: 1 Nicolas Oliveira (BRA), 2 Igor Shibata (BRA), 3 Santiago Tejerina (PER)
2.a: 1 Joaquin Muñoz Larreta (ARG), 2 Pol Huguet (PER), 3 Romeo Chavez (COL), 4 Sean Goldszmidt (PER)
3.a: 1 Mateo Christodulu (PER), 2 Noah de Col (PER), 3 Salvador Salas (PER), 4 Thiago Passeri (ARG)
4.a: 1 Gabriel Ljubicic (PER), 2 Guilherme Fernandes (BRA), 3 Mateo Guzman (PER), w.o-Kepa Mendia (EUA)
5.a: 1 Guilherme Carvalho (BRA), 2 João Victor Scharnovski (BRA), 3 Bastian Arevalo (PER), 4-Carlos Zevallos (PER)
6.a: 1 Kuhane Riva Riva Kapu (CHL), 2 Juan Diego Rios (PER), 3 Manuel Robles (PER), 4 Pedro Rian Liam (BRA)
7.a: 1 Luan Ferreyra (BRA), 2 Maximiliano Saenz (ECU), 3 Francisco Cosoleto (ARG), 4 Sebastian Oliver (PER)
8.a: 1 Marcelo Ojeda (PER), 2 Adrian de Osma (PER), 3 Yandel Merentes (VEN), 4 Luca Chipoco (PER)
Segunda fase – 3.o = 17.o lugar (200 pontos) e 4.o = 25.o lugar (150 pontos):
1.a: 1 Leo Casal (BRA), 2 Mariano Maugere (PER), 3 Pol Huguet (PER), 4 Nicolas Oliveira (BRA)
2.a: 1 Rickson Falcão (BRA), 2 Joaquin Muñoz Larreta (ARG), 3 Cauet Frazão (BRA) e 4 Igor Shibata (BRA)
3.a: 1 Samuel Joca (BRA), 2 Takeshi Oyama (BRA), 3 Mateo Christodulu (PER), 4 Guilherme Fernandes (BRA)
4.a: 1 Gabriel Ljubicic (PER), 2 Guilherme Ferreira (BRA), 3 Gabriel Klaussner (BRA), 4 Noah de Col (PER)