O início do Lobitos Pro Longboard e Junior foi adiado para quinta-feira (13), porque a previsão indica que as ondas estarão melhores no segundo dia em Piscinas, na província de Talara, em Piura, Peru. Com isso, os competidores de 8 países da América Latina, ganharam mais um dia livre de treinos para a primeira das duas etapas seguidas da WSL, organizadas pela Federacion Deportiva Nacional de Tabla (FENTA) no Peru. A competição será transmitida ao vivo pelo WorldSurfLeague.com.
A primeira chamada para a largada no Lobitos Pro Longboard e Junior, foi marcada para as 7h30 da quinta-feira, com a expectativa de iniciar o evento às 8h em Piscinas. Os participantes do Peru, Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Equador, Venezuela e El Salvador, já estão escalados para estrear. Na categoria Pro Junior masculina, eles foram divididos em duas rodadas com 8 baterias. Os 16 mais bem colocados no ranking da WSL América do Sul entram como cabeças de chave na segunda fase.
Entre estes que irão enfrentar quem passar pela rodada inicial, está o atual campeão sul-americano da categoria para surfistas com até 20 anos de idade, Ryan Kainalo. Ele estreia na primeira bateria e na segunda entra o líder no ranking da temporada 2024, Leo Casal. O vice-líder, Cauet Frazão, foi escalado na oitava e última da segunda fase. Um confronto 100% peruano, entre Gabriel Ljubicic, Lucca Barrientos Lozada e Diego Garcia, abre a competição Junior do Lobitos Pro. Os dois melhores avançam para enfrentar os cabeças de chave na segunda fase.
Na categoria Pro Junior feminina, a maioria das inscritas são do Peru e todas foram divididas em quatro baterias na primeira fase. As duas primeiras colocadas em cada, já se classificam para os confrontos diretos das quartas de final. A invicta Arena Rodriguez Vargas, campeã das duas primeiras etapas em Punta Hermosa no Peru e em Saquarema no Brasil, vai disputar as duas últimas vagas, com Valentina Escudero e a equatoriana Genesis Garcia.
A também peruana Kalea Gervasi, vice-campeã sul-americana Pro Junior da WSL em 2023 e vice-campeã nas duas finais contra Arena Rodriguez esse ano, estreia na primeira, com as compatriotas Catalina Zariquiey e Urpi Prado. Quem ficar nas duas primeiras posições dos rankings finais masculino e feminino da WSL América do Sul, se classificam para o Mundial Junior da World Surf League. Depois destas duas etapas seguidas, tem mais uma da categoria Pro Junior prevista para novembro também no Peru.
Já os títulos sul-americanos do Longboard, serão decididos nestas duas semanas no norte do país andino. Na modalidade, somente o campeão e a campeã garantem participação no Circuito Mundial de Longboard da WSL, que será iniciado no mês de julho em Bells Beach, Austrália. No momento, o Brasil está na liderança com Jefson Silva e Kate Brandi.
Jefson Silva venceu a primeira etapa no Uruguai e é um dos 8 cabeças de chave que estreiam na segunda fase do Lobitos Longboard Pro. Ele e o peruano Joan Aponte disputarão as duas últimas vagas para as quartas de final, contra dois classificados na rodada inicial. O vice-líder do ranking é o peruano Matias Maturano, que participou do Circuito Mundial da WSL no ano passado. Ele foi escalado para abrir a rodada dos cabeças de chave, junto com o equatoriano José Loor.
Assim como no Pro Junior, um confronto 100% peruano vai abrir o Longboard masculino do Lobitos Pro, com Lucas Garrido Lecca, Jorge Vilchez e Joel Ucanan, disputando as duas primeiras vagas para enfrentar os cabeças de chave na segunda fase. No feminino, a campeã da primeira etapa no Uruguai, Luana Soares, foi escalada na primeira bateria com a equatoriana Funny Villao. As líderes do ranking, Kate Brandi em primeiro lugar e Rayane Amaral em segundo, entram no segundo dos quatro confrontos da primeira fase.
Depois do Lobitos Pro Longboard e Junior, os títulos sul-americanos dos pranchões serão decididos no Huanchaco Pro Longboard e Junior entre os dias 19 e 22 de junho na Playa El Elio, na província de Trujillo, em La Libertad, Peru. As duas competições organizadas pela FENTA, seguem o princípio da igualdade na premiação para homens e mulheres, incentivado pela WSL e serão transmitidas ao vivo pelo WorldSurfLeague.com.
Baterias do Lobitos Pro Junior
Primeira fase Masculino – 3.o=33.o lugar (66 pontos) e 4.o=41.o lugar (63):
1 Gabriel Ljubicic (PER), Lucca B. Lozada (PER), Diego Garcia (PER)
2 Reimundo Berry (CHL), Salvador Salas (PER)
3 Maximiliano Saenz (ECU), Nathan Hereda (BRA), Santiago Trebilcock (CHL)
4 Mateo Christodulu (PER), José Braq (BRA), Benjamin Espinoza (PER)
5 Sunny Pires (BRA), Alan Montgomery (PER), Daniel Roque (PER)
6 Bastian Pierce (PER), Andy Rivera (ECU), Kailani Vincensini (PER)
7 Lucas Rosario (BRA), Enrico Malhado (BRA), Ryan Martins (BRA)
8 Pol Hughet (PER), Jorge Facundo (PER), Walter Sanchez (PER)
Segunda fase Masculino – entrada dos 16 cabeças de chave – 3.o=17.o lugar (200 pontos) e 4.o=25.o lugar (150)
1 Ryan Kainalo (BRA), Juan Diego Rios (PER)
2 Leo Casal (BRA), Tomas Goransky (ARG)
3 Fabricio Rocha (BRA), Noel De La Torre (CHL)
4 Samuel Joca (BRA), Alejandro Bernales (PER)
5 Rodrigo Saldanha (BRA), Noah De Col (PER)
6 Guilherme Ferreira (BRA), Takeshi Oyama (BRA)
7 Rickson Falcão (BRA), Guilherme Carvalho (BRA)
8 Cauet Frazão (BRA), Igor Shibata (BRA)
Primeira fase Feminino – 3.a=9.o lugar (350 pontos) e 4.a=13.o lugar (295)
1 Kalea Gervasi (PER), Catalina Zariquiey (PER), Urpi Prado (PER)
2 Brianna Barhelmess (PER), Camila Sanday (PER), Nina Linder Mau (PER)
3 Sofia Artieda (PER), Rafaella Montesi (CHL), Chris Daniela Zapata (PER)
4 Arena Rodriguez Vargas (PER), Genesis Garcia (ECU), Valentina Escudero (PER)
Baterias do Lobitos Pro Longboard
Primeira fase Masculino – 3.o=17.o lugar (200 ponto) e 4.o=21.o lugar (174):
1 Lucas Garrido Lecca (PER), Jorge Vilchez (PER), Joel Ucanan (PER)
2 Raphael Jaguszewski (BRA), Amado Vasquez (ELS), Juan Carlos Huarote (PER), Walter Blas (PER)
3 Gino Perez (PER), William Saldanha (PER), Leonardo Fernandez (PER), Stefano Vergaray (PER)
4 Raphael Cortez (CHL), Carlos Peres (VEN), Ronny Ucanan (PER)
Segunda fase Masculino – entrada dos 8 cabeças de chave -3.o=9.o lugar (350 pontos) e 4.o=13.o lugar (295)
1 Matias Maturano (PER), José Loor (ECU)
2 Carlos Bahia (BRA), Julian Schweizer (URU)
3 Alexandre Escobar (BRA), Wenderson Biludo (BRA)
4 Jefson Silva (BRA), Joan Aponte (PER)
Primeira fase Feminino
1 Luana Soares (BRA) x Funny Vilao (EQU)
2 Rayane Amaral (BRA) x Kate Brandi (BRA)
3 Evelin Neves (BRA), Gabriela Sztamfater (BRA)
4 Maria Fernanda Reyes (PER) x Carolina Thun (PER)