Ver essa foto no Instagram
O carioca Pedro Calado foi o grande nome do inédito e histórico Urca Challenge, realizado na última sexta-feira (11) em alto-mar, na bancada da Urca do Minhoto, a cerca de 30 km da costa de Guamaré (RN).
Com uma atuação consistente e a nota máxima 10 em uma das ondas, Calado garantiu 20 pontos de 30 possíveis com a regra de dobrar a maior das duas notas somadas, e conquistou o primeiro título do evento, que contou com 16 surfistas convidados divididos em duas baterias com 8 atletas cada. O campeão, que recebeu o troféu das mãos da governadora do RN, Fátima Bezerra, levou também R$ 30 mil pela vitória e fez questão de lembrar o melhor dia já registrado na Urca.

“Desde 2018 tem bastante tempo. Sempre analisando a previsão e com calma, porque hoje, quando chamaram o evento esse ano, juntou-se a galera toda — vários amigos presentes, vários ídolos. Então tô muito feliz de conseguir uma boa ali. Cara, era uma competição que não era tanto uma competição, mas mais um surfe pra galera. Valendo uma grana, mas sem muita pressão, pra confraternizar e fazer um evento que siga adiante nos próximos anos com certeza. Essa onda é muito especial. E é isso, agradecer a todos aí mais uma vez.”
O vice-campeão foi Jadson André, mostrando por que tem vitória na elite mundial. O também potiguar Danilo Costa completou o pódio em terceiro. Ambos de gerações distintas da natalense Ponta Negra, dividiram o pódio com o carioca reconhecido como um dos maiores nomes do surfe de ondas grandes.
“Foi uma honra competir essa primeira edição do Urca Challenger! Fiz questão de participar mesmo chegando em cima da hora no evento de Saquarema (RJ). Eu não poderia deixar de participar e estou feliz demais em surfar a onda da Urca com um approach diferente. A vitória não veio por muito pouco mas irei buscar este título nas próximas edições”, fala Jadson André, representante do Rio Grande do Norte no Challenger Series 2025, no qual buscará retornar à elite mundial, onde o líder é o conterrâneo Italo Ferreira, de quem é referência.
Lucas Chumbo Chianca, campeão mundial, ao falar voltou a exaltar Guamaré ao final do evento, como já havia feito em fala à secretária de Turismo Andrezza Varella. “Pode deixar. Quero voltar com a família inteira, aproveitar um pouco desse paraíso — não só do surfe, mas também do kitesurf — e conhecer as belezas naturais desse país.”
Michelle Des Bouillons, com atitude de campeã, surfou a maior onda do campeonato. Michelle recebeu das mãos de Danilo Couto o troféu Tiare Couto de melhor performance feminina do evento.
A prova teve duas baterias decisivas para cada grupo, todas valendo diretamente pela disputa do título. Após uma primeira sessão, os mesmos surfistas voltaram ao mar, totalizando 80 minutos de oportunidade para atuação.
O campeão foi definido com base nas duas melhores ondas de cada atleta, sendo que a melhor delas contava em dobro. A nota 10 foi tentada por outros nomes como Jadson André, que chegou a liderar a prova com boas ondas e um tubo em que acabou sumindo na espuma. Lucas Chumbo conseguiu boas manobras e um tubo menor. Marcos Monteiro teve participação ativa. Calado, que já somava notas significativas, decretou de fato a vitória com o melhor tubo do dia, nota 10, dobrada para 20.
Ver essa foto no Instagram
Decano entre os competidores e embaixador do evento, o paraibano Fábio Gouveia também comemorou. “Foi histórico. Um dia perfeito, que vai marcar pra sempre. Teve até arco-íris recepcionando a gente, como se fosse uma bênção da natureza. A galera apoiou a chamada, a condição só melhorou e foi melhor que a encomenda.”
O bem sucedido Urca Challenge “Não apenas proporcionou momentos memoráveis para todos os envolvidos, mas também consolidou Guamaré como um destino promissor para o turismo de aventura” disse Saturnino Borges da FesurfRN.
O Urca Challenge contou com apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Prefeitura de Guamaré, Fesurf-RN, Sidore, Corpo de Bombeiros Militar do RN, e Mormaii, Canal Sportv, oficial do Urca Challenge.
Ver essa foto no Instagram
Prestigiado
“Melhor momento de surfe em meus 47 anos envolvido nesse esporte”, declara Helder Amaral que é de Baia Formosa e esteve a frente de uma “barca”, termo que na linguagem do surfe é quando um grupo se reune para ir a alguma atividade ligada ao esporte e que dessa vez foi literal, pois se deslocaram de barco, o que se repetiu bastante, sendo que Robson “Robinho da Urca”, trabalhador em eólicas e surfista de São Bento do Norte, levou três barcos com amigos que o procuraram para acompanhar presencialmente a edição de estreia do Urca Challenge que foi sucesso unânime.
Ver essa foto no Instagram
Participantes Titulares
Lucas Chumbo Chianca (RJ)
Pedro Calado (RJ)
Marcos Monteiro (RJ)
Danilo Costa (RN)
Rodrigo Jorge (RN)
Jadson André (RN)
Wilson Nora (BA)
lan Cosenza (RJ)
Danilo Couto (BA)
Rodrigo Resende (RJ)
Rodrigo Koxa (SP)
Vitor Faria (SP)
Fábio Gouveia (PB)
Michaela Fregonese (PR)
Michelle des Bouillons (RJ)
Hemerson Marinho (RN)
Alternates (Suplentes)
Alexandre Ferraz (PE)
Alexandre Vale (RN)
Mateus Sena (RN)