Começou nesta segunda-feira (2), em ondas de meio metro em Pantin, La Coruña, Espanha, o QS masculino de nível 10.000 Galicia Classic Surf Pro. Três brasileiros competiram e dois avançaram. No total rolaram oito baterias e Rafael Teixeira e Samuel Pupo pularam para a fase dos melhores ranqueados.
O capixaba Rafael foi o que menos surfou na bateria de número 6 da primeira fase, mas fez a maior nota do duelo (7.50) e venceu com 13.50 de somatório. Em segundo avançou o francês Marco Mignot. O havaiano ex-integrante da elite Keanu Asing (3º) e o australiano Chris Zaffis (4º) foram eliminados.
“Queria agradecer a todo mundo que está torcendo por mim. Eu estava fora desse evento, pois quanto fechou o seed eu estava de alternate de número 11, mas as pessoas foram cancelando, eu fui subindo e tive a sorte de conseguir entrar. Eu acredito que essa foi a primeira vez nos últimos anos que aconteceu isso de tanta gente cancelar. Feliz de ter feito uma boa bateria, de ter dado o primeiro passo e tenho um grande caminho pela frente ainda”, disse Rafael Teixeira logo após a bateria.
Ao contrário de Rafael, o paulista Samuel foi o que mais surfou na bateria. No total ele pegou 16 ondas na disputa de número oito, a última do round 1. De tanto tentar, Samuel conquistou duas notas na casa dos 5 pontos (5.47 e 5.03) e avançou na segunda posição, atrás o norte-americano Michael Dunphy, autor das notas 7.00 e 6.33 pontos. O surfista do País Basco Jatyr Berasaluce (3º) e o peruano Lucca Mesinas (4º) se despediram do Galicia Classic Surf Pro.
O outro brazuca que competiu nesta segunda-feira foi Vitor Mendes. O paulista foi pegou apenas três ondas e terminou em quarto lugar no duelo. O espanhol Ruben Vitoria venceu e foi para o segundo round com o australiano Mitch Crews. O havaiano Kiron Jabour foi eliminado ao terminar na terceira posição.
Brasileiros no round 2 – Vinte e um brasileiros vão estrear no round 2 do evento. Entre eles estão o atual vencedor da prova, o paulista Weslley Dantas, e Alejo Muniz, que volta às competições após um logo período parado tratando uma lesão.
Melhores do dia – As melhores atuações do dia no evento masculino aconteceram logo na primeira bateria. O neozelandês Elliot Paerata-Reid arrancou as notas 8.50 e 8.33 e venceu com o maior somatório da segunda-feira (16.83), e em segundo lugar ficou o australiano Jackson Baker, autor de 9.27 ponntos.
Próxima chamada – A próxima chamada para o Galicia Classic Surf Pro acontece nesta terça-feira às 4:00 no horário de Brasília.
Assista as disputas ao vivo aqui no Waves.
Resultados das baterias dos brasileiros
Round 1
2 Ruben Vitoria (ESP) 13.00 x Mitch Crews (AUS) 11.23 x Kiron Jabour (HAV) 9.40 x Vitor Mendes (BRA) 8.10
5 Rafael Teixeira (BRA) 13.50 x Marco Mignot (FRA) 11.07 x Keanu Asing (HAV) 9.17 x Chris Zaffis (AUS) 9.07
8 Michael Dunphy (EUA) 13.33 x Samuel Pupo (BRA) 10.50 x Jatyr Berasaluce (ESP) 9.63 x Lucca Mesinas (PER) 9.10