Alejo Muniz é o Brasil no Ballito Pro. O surfista derrotou Jake Marshall em bateria válida pelas oitavas de final e garantiu vaga na fase dos oito melhores homens da etapa. Luana Silva e Laura Raupp também competiram no dia e foram eliminadas. Próxima chamada para a terceira etapa do Challenger Series 2023 acontece nesta sexta-feira (7), às 2h30 (de Brasília).
Clique aqui para ver as fotos
A quinto dia do Ballito Pro teve início em altas ondas de 1 a 1,5 metro. Os homens abriram a quinta-feira (6) com as oitavas de final. Alejo abriu o quarto duelo com uma direita intermediária. O brasileiro executou quatro manobras, três delas contundentes, e marcou 7.50 pontos. Jake Marshall também mostrou seu cartão de visitas. Logo depois do brazuca, o norte-americano também escovou uma direita e iniciou com 7.77.
Alejo assumiu a liderança aos sete minutos. Ele usou a prioridade e rasgou forte três vezes. O brasileiro ainda teve espaço para atingir a junção. A atuação valeu 7.43 pontos. Jake passou a precisar de 7.16 para vencer.
O norte-americano ficou mais seletivo e melhorou seu somatório aos 14 minutos, mas os 5.50 pontos não alteraram as posições no duelo. Alejo seguia intenso. Pouco antes da atuação de Jake, Alejo conquistou 6.00. A nota não entrou no placar, mas mostrou que o brasileiro estava com boa escolha de ondas e com um surfe seguro.
Jake ameaçou pouco antes do último terço da bateria de 30 minutos. A norte-americano rasgou três vezes, passou rapidamente por dentro do tubo e acertou a junção. Ele marcou 6.33 pontos e seguiu na necessidade de 7.16 para vencer.
Alejo usou a prioridade quando restavam cinco minutos. O brasileiro bateu forte, depois acertou outra pancada, rasgou com pressão e bateu novamente para ampliar a diferença com a nota 7.93 pontos. Jake passou a necessitar de 7.67. Ele sentou no pico e esperou por uma onda boa, porém ela não apareceu e ele foi eliminado.
O adversário de Alejo nas quartas é Frederico Morais. O português venceu a terceira bateria com as notas 6.00 e 5.73 pontos. O australiano George Pittar não entrou em sintonia com o pico, não passou da casa dos dois pontos nas sete ondas que surfou e se despediu da competição.
Luana e Laura caem nas oitavas – A quinta-feira na África do Sul também teve duas baterias das oitavas de final das mulheres. Duas brasileiras competiram e e foram eliminadas. No momento das disputas femininas as direitas estavam irregulares devido ao vento forte. Luana Silva participou do primeiro confronto do Round. A australiana Sally Fitzgibbons levou a melhor tendo marcado as três maiores notas do duelo. Sally colocou no somatório 6.83 e 6.00 pontos, contra 5.77 e 5.13 de Luana.
Laura entrou no duelo seguinte contra Vahine Fierro. A francesa anotou 8.50 pontos na sua terceira participação na bateria e dificultou o caminho da brasileira. Laura chegou a conquistar uma nota 7.00, mas perdeu precisando de 7.93 pra chegar nas quartas de final.
Nota 10 – O melhor surfista do dia foi Jacob Willcox. O líder do ranking ficou muito ativo no início do primeiro duelo das oitavas, e aos quatro minutos surfou sua terceira onda. O aussie executou uma batida e acertou uma junção quadrada. A nota 8.67 pontos foi a primeira no critério excelente da bateria. Morgan mostrou que o confronto seria duro aos sete minutos. O também australiano fez três rasgadas, duas delas muito boas, além de um ataque à junção. A nota foi 8.17.
A disputa chegou nos 13 minutos finais com cada surfista tendo uma nota na casa dos oito e outra na casa dos cinco pontos nas suas melhores atuações. Jacob liderava e Morgan necessitava de 6.34 para chegar nas quartas de final.
Jacob ampliou a diferença quando restavam nove minutos após anotar 6.00 pontos, porém Morgan respondeu rapidamente com uma direita da série. Ele surfou um tubo, executou um cutback e também uma batida. Morgan marcou 8.90 e complicou o caminho do adversário, que passou a necessitar de 8.41 para vencer.
Jacob segurou a prioridade até os três minutos finais, quando entrou uma série e ele atuou de backside na direita. O aussie surfou um tubo melhor que o do adversário e bateu forte. Quatro dos cinco juízes deram 10 e ele ficou com a nota máxima. Morgan não teve mais chances e perdeu na necessidade de 9.78 pontos.
Ballito Pro 2023
Oitavas de final Masculinas
1 Jacob Willcox (AUS) 18.67 x 17.07 Morgan Cibilic (AUS)
2 Kade Matson (EUA) 12.44 x 10.33 Lucca Mesinas (PER(
3 Frederico Morais (POR) 11.73 x 5.23 George Pittar (AUS)
4 Alejo Muniz (BRA) 15.43 x 14.10 Jake Marshall (EUA)
5 Joan Duru (FRA) 14.37 x 10.67 Daniel Emslie (AFR)
6 Nolan Rapoza (EUA) 13.90 x 10.10 Jackson Baker (AUS)
7 Cole Houshmand (EUA) 13.50 x 13.33 Joel Vaughan (AUS)
8 Kauli Vaast (FRA) 14.43 x 12.63 Dimitri Poulos (EUA)
Quartas de final
1 Jacob Willcox (AUS) x Kade Matson (EUA)
2 Frederico Morais (POR) x Alejo Muniz (BRA)
3 Joan Duru (FRA) x Nolan Rapoza (EUA)
4 Cole Houshmand (EUA) x Kauli Vaast (FRA)
Oitavas de final Femininas
1 Sally Fitzgibbons (AUS) 12.83 x 10.90 Luana Silva (BRA)
2 Vahine Fierro (FRA) 14.93 x 13.67 Laura Raupp (BRA)
3 Nadia Erostarbe (ESP) x Sophie McCulloch (AUS)
4 Bella Kenworthy (EUA) x Zahli Kelly (AUS)
5 Isabella Nichols (AUS) x Kirra Pinkerton (EUA)
6 Sarah Baum (AFR) x Ellie Harrison (AUS)
7 Bronte Macaulay (AUS) x Nanaho Tsuzuki (JAP)
8 Alyssa Spencer (EUA) x Eweleiula Wong (HAV)