Um novo swell encostou na África do Sul e agitou o quinto dia do Ballito Pro, QS 10.000 da World Surf League.
Em boas condições, foram definidos os integrantes das quartas de final da prova, com três brasileiros seguindo adiante.
Destaque para a brilhante apresentação do capixaba Krystian Kymerson no duelo brasileiro com Yago Dora, arrancando até uma nota 10 ao acertar um aéreo full rotation de backside.
Depois de passar atrás do havaiano Seth Moniz na quarta fase, Kymerson partiu pra cima do compatriota e desequilibrou a disputa ao arrancar nota máxima dos juízes, sacramentando a vitória com 7.17 em sua segunda melhor nota, contra 5.67 e 3.76 de Yago. O paranaense criado em Florianópolis vinha de uma apresentação impecável na quinta-feira, quando registrou 19.17 pontos, maior somatório da prova até o momento.
Já Peterson Crisanto e Thiago Camarão começaram o dia fazendo dobradinha na quarta fase, deixando para trás Jorgann Couzinet, da Ilha Reunião.
Na quinta fase, Petersinho despachou o norte-americano Nat Young por 14.20 a 11.76 pontos, enquanto Camarão obteve 14.07 pontos para levar a melhor diante do português Vasco Ribeiro, autor de 11.17.
Agora, os brasileiros se reencontram nas quartas de final, desta vez em duelo homem a homem. Antes, Krystian Kymerson desafia o havaiano Seth Moniz, que desbancou o Top da elite mundial Jeremy Flores na quinta fase.
Outro brasileiro que entrou em ação nesta sexta-feira foi Jessé Mendes, que já estava garantido nas oitavas desde a quinta-feira. Porém, Jessé não repetiu as boas atuações das fases anteriores e perdeu para o australiano Jack Freestone por 14.37 a 6.27 pontos.
Quartas de final
1 Wade Carmichael (AUS) x Griffin Colapinto (EUA)
2 Ricardo Christie (NZL) x Jack Freestone (AUS)
3 Krystian Kymerson (BRA) x Seth Moniz (HAV)
4 Peterson Crisanto (BRA) x Thiago Camarão (BRA)
Veja a nota 10 de Krystian Kymerson: