Em ondas muito pequenas de até meio metro, foram definidos os semifinalistas do Ichinomiya Chiba Open, QS 6.000 que acontece em Chiba, Japão.
Alex Ribeiro é o único brasileiro que segue na briga pelo título. O paulista venceu o compatriota Alejo Muniz nas quartas de final e via encarar o australiano Ryan Callinan no segundo confronto da semifinal.
O outro duelo reúne o havaiano Seth Moniz e o costa-riquenho Noe Mar McGonagle, que derrotaram os brasileiros Jadson André e Marco Fernandez, respectivamente.
Na abertura das quartas, Seth Moniz fez uma melhor escolha de ondas e totalizou 15.17 pontos, contra 11.17 de Jadson. O havaiano abriu a bateria com 7.17, ampliou vantagem com 7.00 e confirmou a vitória com 8.00 pontos na última onda, depois de acertar um aéreo rodando de backside numa valinha.
Em seguida, Marco Fernandez foi infeliz em sua estratégia e viu Noe Mar McGonagle surfar diversas ondas em um pico mais à esquerda, somando 6.33 e 6.67. Já o brasileiro foi traído pela mudança nas condições do mar e pegou poucas ondas, todas elas sem muito potencial. Faltando cerca de 10 minutos, Fernandez passou a ser marcado pelo adversário, o que dificultou ainda mais a sua situação. O placar final foi de 13.00 a 10.47.
Na terceira bateria, Ryan Callinan venceu o francês Charly Martin, de Guadalupe, pelo placar de 14.40 a 11.90.
O último confronto das quartas pegou fogo. Com notas 5.57 e 7.33, Alex Ribeiro levou a melhor contra Alejo Muniz, que lutou até o fim pela virada, mas saiu da água com 6.57 e 4.50.